MAPEANDO O LUGAR DA MULHER DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA

Autores/as

  • Luana do Rocio Taborda Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ana Martina Baron Engerroff UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175827596

Palabras clave:

Mulher, Gênero, Docência, Universidade

Resumen

O objetivo central deste trabalho é refletir acerca do lugar e o não-lugar da mulher docente na universidade. Inicialmente, nos debruçamos sobre estudos de novas epistemologias que agregam a discussão sobre gênero, trazendo-se a preocupação com a reprodução da “colonialidade de gênero”, problematizando a concepção “normáscula” da ciência e as buscas por rupturas com a mesma. Em um segundo movimento, apresentamos dados quantitativos que atestam um estado de não paridade acerca da presença docente de mulheres e homens na academia no âmbito da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), discutindo os pressupostos metodológicos da pesquisa. Nossos dados corroboram uma permanência das desigualdades de gênero na universidade, em que, embora haja uma aparente igualdade nos números sobre os docentes segundo sexo, uma percepção micro, segundo áreas, departamentos e titulação, demonstra a segmentação entre áreas tipicamente determinadas masculinas e femininas, com preponderância de assentos masculinos em áreas consagradas e mais prestigiadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Luana do Rocio Taborda, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela mesma universidade. Bolsista CAPES. 

Ana Martina Baron Engerroff, UFSC

Mestranda do programa de pós-graduação em Sociologia Política da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil.

Publicado

2017-10-20

Cómo citar

Taborda, L. do R., & Engerroff, A. M. B. (2017). MAPEANDO O LUGAR DA MULHER DOCENTE NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA. Revista Sociais E Humanas, 30(2). https://doi.org/10.5902/2317175827596

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.