DOMINAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E TRAJETÓRIAS DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE

Autores/as

  • Ivy Daniela Monteiro Matos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175827279

Palabras clave:

Gênero. Poder e dominação. Políticas públicas. Educação profissional. Mercado de trabalho

Resumen

RESUMO: Este artigo toma as trajetórias de elevação da escolaridade das mulheres fora da idade escolar, discutindo a (des)construção da identidade de gênero deste grupo e investigando as relações de dominação e poder nas quais essas mulheres estão inseridas. Para tal realizou-se entrevista oral semiestruturada com grupo de 11 mulheres, categorizando-as: com ou sem trabalho remunerado, com ou sem filho, com ou sem companheiro, de diferentes faixas etárias. As relações de dominação são discutidas fazendo o diálogo entre uma abordagem sociológica, estendendo ao mundo do trabalho e à educação, à luz dos estudos de Pierre Bourdieu e de Max Weber. A trajetória dessas mulheres ao romper com o espaço doméstico e voltar à escola demonstra que a avaliação de políticas públicas focadas nas relações de gênero deve ir bem além das fronteiras do mercado de trabalho.

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Biografía del autor/a

Ivy Daniela Monteiro Matos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisando a área de Sociologia do Trabalho e Profissão Docente. Atuou como professora da Universidade Estadual de Montes Claros. É professora de educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino e gestão escolar.

Publicado

2017-10-20

Cómo citar

Matos, I. D. M. (2017). DOMINAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E TRAJETÓRIAS DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE. Revista Sociais E Humanas, 30(2). https://doi.org/10.5902/2317175827279