DOMINAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E TRAJETÓRIAS DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE

Authors

  • Ivy Daniela Monteiro Matos Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175827279

Keywords:

Gênero. Poder e dominação. Políticas públicas. Educação profissional. Mercado de trabalho

Abstract

RESUMO: Este artigo toma as trajetórias de elevação da escolaridade das mulheres fora da idade escolar, discutindo a (des)construção da identidade de gênero deste grupo e investigando as relações de dominação e poder nas quais essas mulheres estão inseridas. Para tal realizou-se entrevista oral semiestruturada com grupo de 11 mulheres, categorizando-as: com ou sem trabalho remunerado, com ou sem filho, com ou sem companheiro, de diferentes faixas etárias. As relações de dominação são discutidas fazendo o diálogo entre uma abordagem sociológica, estendendo ao mundo do trabalho e à educação, à luz dos estudos de Pierre Bourdieu e de Max Weber. A trajetória dessas mulheres ao romper com o espaço doméstico e voltar à escola demonstra que a avaliação de políticas públicas focadas nas relações de gênero deve ir bem além das fronteiras do mercado de trabalho.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Ivy Daniela Monteiro Matos, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais

Mestre em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina, pesquisando a área de Sociologia do Trabalho e Profissão Docente. Atuou como professora da Universidade Estadual de Montes Claros. É professora de educação básica, técnica e tecnológica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em métodos e técnicas de ensino e gestão escolar.

Published

2017-10-20

How to Cite

Matos, I. D. M. (2017). DOMINAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E TRAJETÓRIAS DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE. Revista Sociais E Humanas, 30(2). https://doi.org/10.5902/2317175827279