Think, act, and intervene: extension actions to combat misinformation in basic education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175874525

Keywords:

Disinformation, Educommunication, Critical competence in information, Education for communication, Teacher training

Abstract

Confronted by a situation of disinformation, educational institutions have re-signified their actions, not only aimed at training based on formal curricular content, but also to raise in students and teachers a critical thinking and awareness about their role in confronting this reality. In this sense, given the experience of the extension project "Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à disinformação como ações de comunicação extra-muros" (The awakening of critical consciousness and the fight against misinformation as extra-mural communication actions), which held workshops to fight misinformation with students and teachers of the Escola Estadual Cidadã Integral Técnica (ECIT) Prefeito Oswaldo Pessoa, located in João Pessoa, Paraíba, we developed this descriptive, qualitative and documental research, with the objective of demonstrating the possibilities of articulation between critical competence in information and educommunication for the development of extension activities to fight misinformation with high school students and teachers in Paraíba. Although permeated by a series of challenges, this extension experience enabled the approximation between the academic knowledge and the school reality and showed the importance of the active participation of students and the offer of improvement to teachers with a focus on the critical competence in information and educommunication, to combat disinformation.

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Author Biographies

Juliana Ferreira Marques, Federal University of Paraíba

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB - 2023). Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB - 2014). Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar - UNP (2013). Graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Assessora de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba desde 2008. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação (GEPSCI-UFPB). Representante da UEPB no Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Coordenadora do polo de João Pessoa do curso de Docência em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (2021 até fevereiro de 2023). Representante dos técnicos-administrativos da UEPB no Conselho Superior Universitário, Consuni-UEPB (Biênio 2019/2021). Áreas de interesse: Desinformação, Práticas Informacionais, Comunicação Pública, Educomunicação, Educação, Gestão Pública. Gestão de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Edvaldo Carvalho Alves, Federal University of Paraíba

Doutor em Ciências Sociais e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (Universidade Federal da Paraíba). É Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas da Sociologia e da Ciência da Informação, com ênfase em: Sociologia e Economia Política da Informação, comunicação e Cultura, Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação e Práticas Informacionais.

Ana Paula Alencar, Fluminense Federal University

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense, integrante dos grupos de pesquisa Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e Educação para as Mídias em Comunicação (Educ@midias). Atualmente pesquisa a relevância da Educação no combate à Desinformação e a centralidade do professor nesse processo. É Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2021), possui especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais com extensão em Didática do Ensino Superior, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2007), MBA em Comércio Eletrônico pelo INFNET (RJ, 2014) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (RJ, 2004). Já atuou em diversas áreas da Comunicação e Marketing Digital. Foi professora de História Geral e História do Brasil para o Ensino Médio (SEDUC/MT). Áreas de interesse: Desinformação. Alfabetização Crítica Midiática. Competência Crítica em Informação. Formação de Professores. Teorias da Comunicação. Metodologia de Pesquisa.

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Published

2023-12-29

How to Cite

Marques, J. F., Alves, E. C., & Alencar, A. P. (2023). Think, act, and intervene: extension actions to combat misinformation in basic education. Revista Sociais E Humanas, 36(1), e74525. https://doi.org/10.5902/2317175874525