ESTUDO DE CASO DE UMA PEQUENA CLÍNICA: FINANÇAS E MARKETING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175820604

Palavras-chave:

pequena empresa, marketing, resultados financeiros

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar as práticas de gestão utilizadas pelos gerentes e pelo proprietário de uma pequena empresa (PE), denominada HC Jundiaí. Constitui-se numa clínica prestadora de serviços especializados em oftalmologia. Realizou-se uma análise exploratória em profundidade do funcionamento da clínica e suas práticas de gestão. Caracterizando-se como um estudo de caso qualitativo, descritivo e exploratório (YIN, 2001; VERGARA, 2007). Analisaram-se as áreas funcionais; finanças e marketing/comercialização como fatores constitutivos das estratégias utilizadas. Focou-se nas áreas de marketing e finanças que se constituem em áreas core das micro e pequenas empresas (MPE’s). A metodologia constituiu-se de entrevistas estruturadas junto com gestores e proprietário, além do preenchimento de um questionário contendo 50 perguntas. Também foi realizada a coleta de dados da empresa, consulta a documentos, e a observação em campo dos pesquisadores de seu funcionamento por nove meses. A intuição, a vivência e a experiência do proprietário, foram consideradas relevantes no processo de tomada de decisão. As teorias sobre gestão, marketing e finanças, explicam, em parte, os resultados e demais ações da empresa. O contexto das MPE’s tem características muito específicas, muitas das ferramentas gerenciais (orçamento, descrição da clientela) não são utilizadas, apesar da complexidade do ambiente organizacional assim o exigir. A sustentabilidade da clínica nos últimos 20 anos aponta para resultados financeiros e comerciais satisfatórios. 

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Biografia do Autor

Djair Picchiai, EAESP-FGV e FACCAMP

Professor da EAESP-FGV e titular do mestrado profissional da FACCAMP.

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Publicado

06-11-2018

Como Citar

Picchiai, D., & Resky, I. U. (2018). ESTUDO DE CASO DE UMA PEQUENA CLÍNICA: FINANÇAS E MARKETING. Revista Sociais E Humanas, 31(2). https://doi.org/10.5902/2317175820604

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