OS DESAFIOS PROPOSTOS PELO PENSAMENTO SISTÊMICO E A RESISTÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO

Autores

  • Amália Kröning
  • Roberto da Luz Junior

Palavras-chave:

paradigma cartesiano, concepção sistêmica, desafios universitários.

Resumo

Partindo da idéia de esgotamento do paradigma cartesiano, o artigo discute a importância dos desafios a serem enfrentados pela universidade frente à emergência de um novo modelo de pensamento, centrado na visão sistêmica (ou holística), que objetiva                                                                                               uma percepção acadêmica mais ampla da realidade e, ao mesmo tempo, mais  fidedigna à sua função social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amália Kröning

Acadêmica do Curso de Especialização em Administração e Gestão Pública – UFSM/RS. Servidora Técnico Administrativa da Universidade Federal de Santa Maria/Coordenação do Curso de Ciências Econômicas do CCSH/UFSM/RS.

Roberto da Luz Junior

Orientador, Mestre em Teoria Econômica pela Universidade de São Paulo – USP. Professor Titular do Departamento de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM/RS.

Downloads

Como Citar

Kröning, A., & Junior, R. da L. (2009). OS DESAFIOS PROPOSTOS PELO PENSAMENTO SISTÊMICO E A RESISTÊNCIA DAS INSTITUIÇÕES: UMA ANÁLISE DO CONTEXTO UNIVERSITÁRIO. Revista Sociais E Humanas, 20, 165–176. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/836