DESNATURALIZANDO O GÊNERO E A SEXUALIDADE

Autores

  • Bento Manoel Jesús Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Construção social

Resumo

A pretensão deste trabalho é analisar teoricamente uma questão que nas últimas décadas tem sido consideravelmente discutida nas ciências sociais: a concepção de que o gênero e a sexualidade são categorias socialmente construídas, ao invés de elementos essencialmente determinados por fatores biológicos ou psicológicos.  O objetivo do texto é discutir essa questão a partir de algumas ideias defendidas pelos estudos de gênero e sexualidade nas ciências sociais, pelo pensamento feminista e pela teoria queer, destacando principalmente os argumentos que alguns autores utilizam para explicitar o caráter social das referidas categorias, especialmente no que diz respeito a aspectos de manutenção e de transformação da ordem social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bento Manoel Jesús, Universidade Federal de Goiás

Graduado em Psilologia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (2007). Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Goiás.

Downloads

Publicado

19-05-2014

Como Citar

Jesús, B. M. (2014). DESNATURALIZANDO O GÊNERO E A SEXUALIDADE. Revista Sociais E Humanas, 27(1), 21–28. Recuperado de https://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/8072

Edição

Seção

Artigos Livres