APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO

Autores

  • Antonia Milena Elmiro Furtado Cid Universidade Federal do Ceará
  • Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa Universidade Federal do Ceará
  • Eden Batista Duarte Universidade Federal do Ceará https://orcid.org/0000-0003-4889-4368

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175836317

Palavras-chave:

Gênero, Juventude, Escola.

Resumo

O presente trabalho analisa os discursos de jovens do ensino médio de uma escola pública situada no município de Forquilha, no Ceará, identificando as relações de gênero e como estas se configuram no ambiente escolar, considerando as representações dos papéis sociais que assumem. Para tanto, apresenta uma discussão teórica sobre juventude, diversidade e sexualidade. Utilizou-se uma abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio da observação participante e de quatro grupos focais constituídos por alunos da escola. O estudo demonstra a necessidade de um diálogo frequente sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, visto que os próprios jovens manifestaram interesse em discutir sobre os conflitos que permeiam a vida juvenil ou, mais especificamente, as questões afetivas, sexuais e de diversidade de gênero. Sobre o jovem pesa uma carga, principalmente no ensino médio, de cobranças, em relação aos estudos, trabalho, relacionamentos, e de posicionamento diante de determinados fatos, inclusive sua sexualidade.

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Biografia do Autor

Antonia Milena Elmiro Furtado Cid, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú;

Especialista em Gestão, Coordenação, Avaliação e Planejamento Escolar pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada - Faculdades INTA;

Mestranda em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará.

Luiza Eridan Elmiro Martins de Sousa, Universidade Federal do Ceará

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará;

Especialista em Psicologia Social;

Mestra em Políticas Públicas e Sociedade pela Universidade Estadual do Ceará;

Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Eden Batista Duarte, Universidade Federal do Ceará

Mestre e Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Ceará.

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Publicado

09-12-2020

Como Citar

Cid, A. M. E. F., de Sousa, L. E. E. M., & Duarte, E. B. (2020). APRENDENDO A DESAPRENDER: A (DES) CONSTRUÇÃO DO DISCURSO DE GÊNERO COM JOVENS DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO. Revista Sociais E Humanas, 33(3). https://doi.org/10.5902/2317175836317

Edição

Seção

Dossiê Temático

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