Pensar, agir e intervir: ações de extensão para o combate à desinformação na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175874525Palavras-chave:
Desinformação, Educomunicação, Competência crítica em informação, Educação para a comunicação, Formação de professoresResumo
Confrontadas por uma conjuntura de desinformação, instituições educacionais têm ressignificado a atuação não apenas direcionadas à formação com base no conteúdo curricular formal, mas, para suscitar em estudantes e professores um pensamento crítico e uma consciência a respeito do papel destes no enfrentamento a essa realidade. Neste sentido, diante da experiência do projeto de extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação como ações de comunicação extra-muros”, que realizou oficinas de combate à desinformação junto a estudantes e docentes da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica (ECIT) Prefeito Oswaldo Pessoa, localizada em João Pessoa, Paraíba, desenvolvemos essa pesquisa descritiva, qualitativa e documental, com o objetivo de demonstrar as possibilidades de articulação entre a competência crítica em informação e a educomunicação para o desenvolvimento de atividades extensionistas de combate à desinformação junto a estudantes e professores de ensino médio da Paraíba. Embora, permeada por uma série de desafios, essa experiência extensionista possibilitou a aproximação entre os saberes acadêmicos e a realidade escolar e evidenciou a importância da participação ativa de discentes e da oferta de aperfeiçoamento aos docentes com foco da competência crítica em informação e educomunicação, para o combate à desinformação.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. O Fenômeno da pós-verdade e suas implicações para a agenda de pesquisa na ciência da informação. Encontros Bibli: revista eletrônica de biblioteconomia e ciência da informação, Florianópolis, v. 25, p. 01-17, 2020.
ARAÚJO, Carlos Alberto Ávila. A pós-verdade como desafio central para a ciência da informação contemporânea. Em Questão, Porto Alegre, v. 27, n. 1, p. 13-29, jan/abr. 2021.
BASTOS, Pablo Nabarrete. Engajamento crítico e reflexivo: o nível político da competência crítica em mídia e informação (CCMI). In: BEZERRA, Arthur Coelho; SCHNEIDER, Marco (org.). Competência crítica em informação: teoria, consciência e práxis. Rio de Janeiro: IBICT, 2022. – (Coleção PPGCI 50 anos) 274p. Disponível em: https://ridi.ibict.br/handle/123456789/1200. Acesso em 23 jan. 2023.
BEZERRA, Arthur C.; SCHNEIDER, Marco; SALDANHA, Gustavo. S. Competência crítica em informação como crítica à competência em informação. Informação & Sociedade: Estudos, v. 29, n. 3, 30 set. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/ies/article/view/47337. Acesso em 28 set . 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: a educação é a base. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85121-bncc-ensino-medio/file. Acesso em 06 mar. 2023.
BRISOLA, Anna. Competência crítica em informação como resistência à sociedade da desinformação sob um olhar freiriano: Diagnósticos, epistemologia e caminhos ante as distopias informacionais contemporâneas. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro/Escola de Comunicação, Rio de Janeiro, 2021. Disponível em: http://ridi.ibict.br/bitstream/123456789/1165/1/BRISOLA_ANNA_TESE_A%20CCI%20como%20Resist%C3%AAncia.pdf. Acesso em 23 jan. 2023.
COSTA, M. C. C.; ROMANINI, V. A educomunicação na batalha contra as fake news. Comunicação & Educação, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 66-77, 2019. DOI: 10.11606/issn.2316-9125.v24i2p66-77. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/165125. Acesso em: 24 fev. 2023.
D’ANCONA, Matthew. Pós-verdade: a nova guerra contra os fatos em tempos de Fake News. Barueri: Faro Editorial, 2018.
DEMO, Pedro. Ambivalências da Sociedade da Informação. Ciência da Informação, Brasília, v. 29, n. 2, p. 37-42, maio/ago. 2000.
KAUFMAN, Dora. A inteligência artificial mediando a comunicação: impactos da automação. In: BARBOSA, Mariana. Pós-verdade e fake news: reflexões sobre a guerra de narrativas. Rio de Janeiro: Cobogó, 2019.
KELLNER, Douglas. A Cultura da mídia. Estudos culturais, identidade e política entre o moderno e o pós-moderno. Bauru, SP: EDUSC, 2001.
FERRARI, Ana; OCHS, Mariana; MACHADO, Daniela. Guia da Educação Midiática. 1ª ed. São Paulo: Instituto Palavra Aberta, 2020.
FREIRE, Paulo. Extensão ou Comunicação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FROEHLICH, Thomas Joseph. Ten Lessons for the age of disinformation. In: Dalkir, K.; Katz, R. (Ed.). Navigating Fake News, Alternative Facts and Misinformation in a Post- Truth World. Ohio: IGI Global, 2020.
GARDNER, Howard. Inteligências múltiplas: a teoria na prática. Porto Alegre: Artmed, 1995.
IRETON, C.; POSETTI, J. Jornalismo, fake news e desinformação. Manual para Educação e Treinamento em Jornalismo. Série Unescom sobre Educação em Jornalismo. Brasília: UNESCO, 2019.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4ª edição. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Papirus Editora, 2007.
PARISER, Eli. The Filter Bubble: how the new personalized web in changing what we read and how we think. London: The Penguin Press, 2011.
PINHEIRO, Marta Macedo Kerr; BRITO, Vladimir de Paula. Em busca do significado da desinformação. Data Grama Zero, Rio de Janeiro, v. 15, n. 6, 2014. Não paginado. Disponível em: https://www.brapci.inf.br/index.php/article/view/0000016135. Acesso em: 20 abr 2020.
PROCTOR, Robert N. Agnotology: A Missing Term to Describe the Cultural Production of Ignorance (and Its Study). In: PROCTOR, Robert N.; SCHIEBINGER Londa. (eds.). Agnotology: the making and unmaking of ignorance. Stanford: Stanford University Press, 2008.
RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2012.
SCHNEIDER, Marco. CCI/7: Competência crítica em informação (em 7 níveis) como dispositivo de combate à pós-verdade. In: BEZERRA, Arthur Coelho. et al. iKRITIKA: estudos críticos em informação. Rio de Janeiro: Garamond, 2019.
SOARES, Ismar de Oliveira. Educomunicação: um campo de mediações. In: CITELLI, A. O.; COSTA, M. C. C. (Orgs.). Educomunicação: construindo uma nova área do conhecimento. São Paulo, Paulinas, 2011.
VEEN, Wim; WRAKKING, Ben. Homo Zappiens: educando na era digital. Porto Alegre: Artmed, 2009.
WARDLE, Claire; DERAKHSHAN, Hossein. Information Disorder: toward an interdisciplinary framework for research and policy making. Strasbourg: Council of Europe, 2017. Disponível em: https://rm.coe.int/information-disorder-toward-an-interdisciplinaryframework-for-researc/168076277c. Acesso em: 03 mai 2021
WILSON, Carolyn et al. Alfabetização midiática e informacional: currículo para formação de professores. Brasília: Unesco; Uberaba: UFTM, 2013.
ZARZALEJOS, José Antonio. A era da pós verdade: realidade versus percepção. Uno, São Paulo, v. 27, n. 1, p.17-19, mar. 2017. Disponível em: https://www.revista-uno.com.br/wp-content/uploads/2017/03/UNO_27_BR_baja.pdf. Acesso em: 08 jul. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Sociais e Humanas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais. A revista permitirá o uso dos trabalhos publicados para fins não-comerciais, incluindo direito de enviar o trabalho para bases de dados de acesso público. Os artigos publicados são de total e exclusiva responsabilidade dos autores.