Pensar, agir e intervir: ações de extensão para o combate à desinformação na educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175874525

Palavras-chave:

Desinformação, Educomunicação, Competência crítica em informação, Educação para a comunicação, Formação de professores

Resumo

Confrontadas por uma conjuntura de desinformação, instituições educacionais têm ressignificado a atuação não apenas direcionadas à formação com base no conteúdo curricular formal, mas, para suscitar em estudantes e professores um pensamento crítico e uma consciência a respeito do papel destes no enfrentamento a essa realidade. Neste sentido, diante da experiência do projeto de extensão “Comunica UEPB: o despertar da consciência crítica e o combate à desinformação como ações de comunicação extra-muros”, que realizou oficinas de combate à desinformação junto a estudantes e docentes da Escola Estadual Cidadã Integral Técnica (ECIT) Prefeito Oswaldo Pessoa, localizada em João Pessoa, Paraíba, desenvolvemos essa pesquisa descritiva, qualitativa e documental, com o objetivo de demonstrar as possibilidades de articulação entre a competência crítica em informação e a educomunicação para o desenvolvimento de atividades extensionistas de combate à desinformação junto a estudantes e professores de ensino médio da Paraíba. Embora, permeada por uma série de desafios, essa experiência extensionista possibilitou a aproximação entre os saberes acadêmicos e a realidade escolar e evidenciou a importância da participação ativa de discentes e da oferta de aperfeiçoamento aos docentes com foco da competência crítica em informação e educomunicação, para o combate à desinformação.

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Biografia do Autor

Juliana Ferreira Marques, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação (PPGCI/UFPB - 2023). Mestre em Gestão de Organizações Aprendentes (MPGOA/UFPB - 2014). Especialista em Assessoria de Comunicação pela Universidade Potiguar - UNP (2013). Graduada em Comunicação Social - Rádio e TV pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Assessora de comunicação da Universidade Estadual da Paraíba desde 2008. Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sociologia e Informação (GEPSCI-UFPB). Representante da UEPB no Programa de Combate à Desinformação do Supremo Tribunal Federal (STF). Coordenadora do polo de João Pessoa do curso de Docência em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (2021 até fevereiro de 2023). Representante dos técnicos-administrativos da UEPB no Conselho Superior Universitário, Consuni-UEPB (Biênio 2019/2021). Áreas de interesse: Desinformação, Práticas Informacionais, Comunicação Pública, Educomunicação, Educação, Gestão Pública. Gestão de Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação.

Edvaldo Carvalho Alves, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências Sociais e docente do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação (Universidade Federal da Paraíba). É Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (2000), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2002) e Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Carlos (2007). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Ciência da Informação (DCI) e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde leciona, desenvolve e orienta pesquisas nas áreas da Sociologia e da Ciência da Informação, com ênfase em: Sociologia e Economia Política da Informação, comunicação e Cultura, Metodologia da Pesquisa em Ciência da Informação e Práticas Informacionais.

Ana Paula Alencar, Fluminense Federal University

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano da Universidade Federal Fluminense, integrante dos grupos de pesquisa Centro de Pesquisas e Produção em Comunicação e Emergência (EMERGE), Perspectivas Filosóficas em Informação (Perfil-i) e Educação para as Mídias em Comunicação (Educ@midias). Atualmente pesquisa a relevância da Educação no combate à Desinformação e a centralidade do professor nesse processo. É Mestre em Mídia e Cotidiano pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 2021), possui especialização em Mídia, Tecnologia da Informação e Novas Práticas Educacionais com extensão em Didática do Ensino Superior, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ, 2007), MBA em Comércio Eletrônico pelo INFNET (RJ, 2014) e graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Carioca (RJ, 2004). Já atuou em diversas áreas da Comunicação e Marketing Digital. Foi professora de História Geral e História do Brasil para o Ensino Médio (SEDUC/MT). Áreas de interesse: Desinformação. Alfabetização Crítica Midiática. Competência Crítica em Informação. Formação de Professores. Teorias da Comunicação. Metodologia de Pesquisa.

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Publicado

29-12-2023

Como Citar

Marques, J. F., Alves, E. C., & Alencar, A. P. (2023). Pensar, agir e intervir: ações de extensão para o combate à desinformação na educação básica. Revista Sociais E Humanas, 36(1), e74525. https://doi.org/10.5902/2317175874525