Experiências universitárias de pessoas negras: desigualdade racial e saúde mental
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175868484Palavras-chave:
População Negra, Saúde Mental, Racismo, Estudantes, PsicologiaResumo
O objetivo deste artigo foi analisar os relatos de pessoas negras acerca de suas experiências e relações na universidade. Especificamente, pretendeu-se compreender seus posicionamentos frente aos índices de desigualdade racial na educação brasileira; discutir as repercussões da desigualdade racial nas suas experiências universitárias; e problematizar as implicações de tais experiências para a saúde mental. Trata-se de um artigo com fundamentação na psicologia social, com caráter qualitativo, no qual foi utilizado o método de pesquisa documental a partir de vídeos publicados na plataforma YouTube. A análise dos relatos foi feita por meio da análise de conteúdo. Os principais resultados mostraram que as pessoas negras universitárias, atravessadas pelas desigualdades raciais presentes na educação, reconhecem e enfrentam os processos de violência, negação de suas existências e, consequentemente, exposição ao adoecimento psíquico. Concluiu-se que, apesar de o corpo acadêmico ter dificuldade para conhecer e reconhecer a população negra como produtora de saberes, e com a luta coletiva incessante dos movimentos negros, o alunado negro do ensino superior produz estratégias para enfrentar as desigualdades raciais e permanecer de maneira saudável no espaço universitário.Downloads
Referências
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