ANÁLISE DA ASSOCIAÇÃO ENTRE O PERFIL DE CLIENTE DE UM RESTAURANTE E SEU NÍVEL DE SATISFAÇÃO

Fernando de Jesus Moreira Junior, Angela Pellegrin Ansuj, Nicásio Gouveia, José Renê de Oliveira

Resumo


O objetivo desse trabalho foi analisar a associação entre o perfil de cliente de um restaurante em Santa Maria – RS, segundo sua rotina de refeição e seu nível de satisfação com o restaurante, por meio de análise estatística do teste qui-quadrado e a análise de correspondência. Os clientes foram convidados a responder um questionário para avaliar a satisfação com relação a 28 itens, segundo uma escala likert. Foram encontradas associações significativas com 13 variáveis avaliadas na pesquisa. Os resultados mostraram associações que poderão gerar subsídios para a tomada de decisões e melhorias no restaurante. Os resultados mais importantes mostraram que existe uma certa deficiência nos serviços prestados durante o almoço do dia de semana com relação ao banheiro, a agilidade dos atendentes, a iniciativa dos atendentes, a preocupação em atender bem o cliente e a disponibilidade dos garçons no atendimento. Também foram encontradas associações com a insatisfação de clientes do buffet de domingo com relação à limpeza, o cheiro do ambiente interno e o estacionamento.


Palavras-chave


Pesquisa de satisfação; Clientes; Restaurantes; Teste qui-quadrado, Análise de Correspondência

Texto completo:

PDF

Referências


BARLOW, J.; MOLLER, C. Reclamação de Cliente? Não tem melhor presente: usando o feedback do cliente como uma ferramenta estratégica. São Paulo: Futura, 1996.

BORTOLOTTI, S. L. V. et al . Consumer satisfaction and item response theory: creating a measurement scale. Gest. Prod., São Carlos , v. 19, n. 2, 2012. Disponível em . Acesso em 30 mar 2017.

DUBE, L. et al. Measuring customer satisfaction for strategic management. Cornell Hotel and Restaurant Administration Quarterly, New York: v. 35, n.º 1, p.39-48, 1994.

KOTLER, P. Administração de Marketing: Analise, Planejamento, Implementação e Controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998.

OLIVER, R. L. Cognitive, affective, and attribute bases of the satisfaction response. Journal of Consumer Research, Chicago: v. 20, p. 418-430, 1993.

PASSADOR, J. L.; FILHO, D. O. L.; SPANHOL, P. S.; RODRIGUES, F. S.; SABES, J. J. S. A percepção do consumidor de alimentos “fora de casa”: um estudo multicaso na cidade de Campo Grande/MS. In: SIMPEP, XIII, Anais..., Bauru, SP, Brasil, 6 a 8 de Novembro de 2006.

PINHEIRO, F. A.; LEITE, A. A. M.; OLIVEIRA, M. S. A. Avaliação da Qualidade Percebida em um restaurante temático-típico. Revista Gerenciais, v.7, n.1, p.53-59, São Paulo, 2008.

ROSSI C. A. V, SLONGO, L. A. Pesquisa de Satisfação de clientes: o Estado-da-Arte e Preposição de um Método Brasileiro. Revista de Administração Contemporânea, 1998.

TONTINI, G.; SANT'ANA, A. J. Identificação de atributos críticos de satisfação em um serviço através da análise competitiva do gap de melhoria. Gestão e Produção, São Carlos, v. 14, n. 1, p. 43-54, jan.-abr. 2007.




DOI: https://doi.org/10.5902/2317175832718



 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.