SATISFAÇÃO DOS USUÁRIOS DO RESTAURANTE UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: UMA ANÁLISE DESCRITIVA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175814891Palavras-chave:
Pesquisa de satisfação, Pesquisa de mercado, Restaurante Universitário, Análise quantitativa, Métodos descritivosResumo
Essa pesquisa tem por objetivo avaliar o nível de satisfação dos usuários do Restaurante Universitário da Universidade Federal de Santa Maria - RS, por meio de métodos estatísticos descritivos. Foi elaborado um questionário com questões de perfil, avaliação da satisfação e da importância em relação à 41 itens relacionados ao Restaurante Universitário. Os itens de satisfação apresentaram uma consistência interna de 0,93. Participaram da pesquisa, 1.855 usuários, entre alunos, docentes e técnicos administrativos. Observou-se que a maioria dos usuários é do sexo feminino, solteiros, situados na faixa etária de 17 a 30 anos, alunos sem o benefício socioeconômico, que cursam a graduação e almoçam em grupo. A maioria dos respondentes frequenta o restaurante entre o meio dia e uma hora da tarde, e até pelo menos três vezes por semana, onde o preço atrativo é a principal motivação para frequentá-lo. A maioria dos atributos foram avaliados de forma positiva, com destaque para a iluminação interna, o preço cobrado, a localização, a acessibilidade, as formas de pagamento, o atendimento, o tamanho do restaurante, a organização do buffet, o conforto e o layout. Com relação aos itens avaliados insatisfatoriamente, merecem destaque a ventilação, o abrigo contra o sol e a chuva e os itens relacionados com a demanda de usuários.