EDUCAÇÃO FINANCEIRA: ANÁLISE DOS CONHECIMENTOS DE ESTUDANTES RELACIONADOS A FINANÇAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO MÉDIO

Lucas Visentini, Thiago da Silva Weingartner

Resumo


Este estudo objetiva analisar os conhecimentos concernentes a finanças de estudantes de uma escola de ensino médio e identificar as principais atitudes dos sujeitos de pesquisa em relação a temas referentes a educação financeira. O tipo de pesquisa utilizado foi o descritivo. Em relação aos procedimentos de coleta de dados, foi utilizada a pesquisa de levantamento. A abordagem do problema de pesquisa apresentado por este estudo pôde ser classificada como quantitativa, ao alcançar sua finalidade por meio da aplicação de questionários. Com os objetivos alcançados, concluiu-se que os estudantes analisados possuem interesse considerável em assuntos relacionados a finanças, porém não possuem suficientes conhecimentos sobre o tema. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa são consideravelmente propensos ao consumismo e imediatismo em detrimento de posturas mais austeras em relação aos seus recursos financeiros, o que os torna vulneráveis a riscos futuros em relação à contratação de produtos e serviços financeiros.


Palavras-chave


Educação financeira; Finanças; Estudantes

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DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2317175829633



 

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