Educação financeira: análise dos conhecimentos de estudantes relacionados a finanças em uma escola de ensino médio

Autores

  • Lucas Visentini Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS.
  • Thiago da Silva Weingartner Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5902/2317175829633

Palavras-chave:

Educação financeira, Finanças, Estudantes

Resumo

Este estudo objetiva analisar os conhecimentos concernentes a finanças de estudantes de uma escola de ensino médio e identificar as principais atitudes dos sujeitos de pesquisa em relação a temas referentes a educação financeira. O tipo de pesquisa utilizado foi o descritivo. Em relação aos procedimentos de coleta de dados, foi utilizada a pesquisa de levantamento. A abordagem do problema de pesquisa apresentado por este estudo pôde ser classificada como quantitativa, ao alcançar sua finalidade por meio da aplicação de questionários. Com os objetivos alcançados, concluiu-se que os estudantes analisados possuem interesse considerável em assuntos relacionados a finanças, porém não possuem suficientes conhecimentos sobre o tema. Constatou-se que os sujeitos de pesquisa são consideravelmente propensos ao consumismo e imediatismo em detrimento de posturas mais austeras em relação aos seus recursos financeiros, o que os torna vulneráveis a riscos futuros em relação à contratação de produtos e serviços financeiros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Visentini, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS.

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Bacharel em Ciências Contábeis (UFSM). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFSM). Estudante do Curso de Licenciatura em Letras/Português (UFSM). Estudante do Curso de Especialização em Ensino de Filosofia na Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Mobilidades acadêmicas realizadas: 1. Intercâmbio estudantil pela Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) - Programa Escala Estudantil - na Universidad de la República (UdelaR), Montevidéu, Uruguai. 2. Intercâmbio Cultural - Soggiorno Culturale - Comitato Veneto del Rio Grande do Sul (COMVERS), realizado na região do Vêneto, Itália. 3. Período de estudo e elaboração de dissertação de mestrado na Universidade de Valência (UV), Espanha, sob orientação das doutoras em Educação Adriana Moreira da Rocha Veiga e María Dolores Molina Galvañ. Possui experiência nas áreas de Educação Financeira, Educação a Distância (EaD), Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Cursos Técnicos. Os seus estudos e sua produção intelectual versam sobre a [auto/trans]formação e desenvolvimento pessoal/profissional docente/discente nas modalidades educativas presencial e a distância (EaD). Pesquisador integrante do GPKOSMOS (Grupo de Pesquisa sobre Educação Digital e Redes de formação). Professor efetivo da rede pública municipal de Santa Maria, RS. Coordenador Pedagógico de Cursos Técnicos Subsequentes (EaD) da Rede e-Tec Brasil no Instituto Federal Farroupilha (IFFar). Escritor, é autor do premiado livro de Literatura Infantil "Neto e a Boca do Monte", publicado pela Academia Santa-Mariense de Letras (2013).

Thiago da Silva Weingartner, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria, RS.

Bacharel em Ciência da Computação (UNICRUZ)

Mestre em Educação (UFSM)

Referências

BODIE, Z.; MERTON, R. C. Finanças. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). Brasília: 2007. 125 p.

Development of On-Line Consumer Education Tools for Adults. On-line Consumer Education. Disponível em: www.dolceta.eu. Acesso em 10 de outubro de 2017.

G1. Aumenta o número de brasileiros inadimplentes, diz SPC. Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: http://g1.globo.com/index.html. Acesso em: 19 de agosto de 2015.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2006.

NETO, A. A.; LIMA, F. G. Curso de administração financeira. São Paulo: Atlas, 2009.

Organisation for Economic Co-operation and Development. Policy of OECD. Disponível em: www.oecd.org/. Acesso em: 20 de setembro de 2017.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

SEVERINO, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2007.

SINGER, P. Para entender o mundo financeiro. São Paulo: Contexto, 2000.

Downloads

Publicado

26-04-2018

Como Citar

Visentini, L., & Weingartner, T. da S. (2018). Educação financeira: análise dos conhecimentos de estudantes relacionados a finanças em uma escola de ensino médio. Revista Sociais E Humanas, 31(1). https://doi.org/10.5902/2317175829633

Edição

Seção

Artigos Livres