ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: MENSURAÇÃO DO COMPORTAMENTO E CONHECIMENTO FINANCEIROS DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA, RIO GRANDE DO SUL

Suelen Seixas Azambuja Jobim, Vanderleia Leal Losekann

Resumo


Esse estudo tem como objetivo identificar o nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários pertencentes à URCAMP- São Gabriel/RS, através da mensuração do comportamento e conhecimento financeiros. Para tanto, foram aplicados 126 questionários aos estudantes concluintes dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Educação Física e utilizou-se o comportamento e o conhecimento financeiros como proxies da Alfabetização Financeira. Para avaliar o comportamento financeiro foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE), que revelou quatro fatores: Investimento e Poupança, Gestão Financeira Pessoal, Consumo Planejado e Utilização do Crédito. Na sequência, analisou-se o conhecimento financeiro dos universitários com base no acerto das questões respondidas. Os estudantes foram classificados quanto ao desempenho nas questões de conhecimento financeiro, conforme a pontuação obtida, em: alto, mediano ou baixo desempenho. Por fim, concluiu-se que os estudantes universitários da URCAMP/SG, de modo geral, apresentam um nível mediano de alfabetização financeira, indicando a necessidade de se desenvolver ações voltadas ao conhecimento financeiro, não apenas no nível superior, mas desde a base do processo educacional.

Palavras-chave


Alfabetização financeira; Conhecimento financeiro; Comportamento financeiro

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2317175818835



 

Revista Sociais e Humanas (ISSN online 2317-1758)

Universidade Federal de Santa Maria | Centro de Ciências Sociais e Humanas

Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

E-mail: revistaccsh@gmail.com | Telefone: (55) 32208522


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.