ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: MENSURAÇÃO DO COMPORTAMENTO E CONHECIMENTO FINANCEIROS DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA, RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175818835Palavras-chave:
Alfabetização financeira, Conhecimento financeiro, Comportamento financeiroResumo
Esse estudo tem como objetivo identificar o nível de alfabetização financeira dos estudantes universitários pertencentes à URCAMP- São Gabriel/RS, através da mensuração do comportamento e conhecimento financeiros. Para tanto, foram aplicados 126 questionários aos estudantes concluintes dos cursos de Administração, Direito, Ciências Contábeis e Educação Física e utilizou-se o comportamento e o conhecimento financeiros como proxies da Alfabetização Financeira. Para avaliar o comportamento financeiro foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória (AFE), que revelou quatro fatores: Investimento e Poupança, Gestão Financeira Pessoal, Consumo Planejado e Utilização do Crédito. Na sequência, analisou-se o conhecimento financeiro dos universitários com base no acerto das questões respondidas. Os estudantes foram classificados quanto ao desempenho nas questões de conhecimento financeiro, conforme a pontuação obtida, em: alto, mediano ou baixo desempenho. Por fim, concluiu-se que os estudantes universitários da URCAMP/SG, de modo geral, apresentam um nível mediano de alfabetização financeira, indicando a necessidade de se desenvolver ações voltadas ao conhecimento financeiro, não apenas no nível superior, mas desde a base do processo educacional.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
21-03-2016
Como Citar
Jobim, S. S. A., & Losekann, V. L. (2016). ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA: MENSURAÇÃO DO COMPORTAMENTO E CONHECIMENTO FINANCEIROS DOS UNIVERSITÁRIOS DA UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA, RIO GRANDE DO SUL. Revista Sociais E Humanas, 28(2), 125–139. https://doi.org/10.5902/2317175818835
Edição
Seção
Artigos Livres