DOMINAÇÃO, RELAÇÕES DE GÊNERO E TRAJETÓRIAS DE ELEVAÇÃO DA ESCOLARIDADE
DOI:
https://doi.org/10.5902/2317175827279Palavras-chave:
Gênero. Poder e dominação. Políticas públicas. Educação profissional. Mercado de trabalhoResumo
RESUMO: Este artigo toma as trajetórias de elevação da escolaridade das mulheres fora da idade escolar, discutindo a (des)construção da identidade de gênero deste grupo e investigando as relações de dominação e poder nas quais essas mulheres estão inseridas. Para tal realizou-se entrevista oral semiestruturada com grupo de 11 mulheres, categorizando-as: com ou sem trabalho remunerado, com ou sem filho, com ou sem companheiro, de diferentes faixas etárias. As relações de dominação são discutidas fazendo o diálogo entre uma abordagem sociológica, estendendo ao mundo do trabalho e à educação, à luz dos estudos de Pierre Bourdieu e de Max Weber. A trajetória dessas mulheres ao romper com o espaço doméstico e voltar à escola demonstra que a avaliação de políticas públicas focadas nas relações de gênero deve ir bem além das fronteiras do mercado de trabalho.