Entre lucro, renda e ideologia
estratégias concorrenciais das elites rurais gaúchas
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672594797Palavras-chave:
sociologia econômica, nstituições, ideologia, mercados de commodities, classes dominantesResumo
Este artigo propõe a análise de práticas sociais de classes dominantes do campo sul-rio-grandense em mercados de commodities, focalizando as suas estratégias concorrenciais. O estudo analisa as reconfigurações do “agronegócio” brasileiro diante da expansão do cultivo da soja para exportação. Argumenta-se que tais estratégias a) perseguem a taxa média de lucro e renda da terra; b) incidem sobre as formas institucionais que regulam a economia, e c) permanecem encobertas por mecanismos ideológicos. Esta análise instrumentaliza-se metodologicamente de abordagens institucionalistas da sociologia econômica, incorporando conceitos da economia política e filosofia marxiana. Parte-se de pesquisa realizada sobre as ações estratégicas da federação patronal rural do Rio Grande do Sul diante dos atuais processos das reconfigurações econômicas globais e seus efeitos na “economia do agronegócio”. A pesquisa foi realizada a partir de um estudo de caso sobre a reestruturação produtiva do mercado agropecuário na chamada metade sul do estado no período recente. Os dados foram construídos a partir de análise de discursos coletados em pesquisas documentais, de entrevistas exploratórias e de análise de dados estatísticos.
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