A aula: esboço de uma auto-análise

Autores

  • Alexandre Virgínio IFRS

DOI:

https://doi.org/10.5902/223667254870

Palavras-chave:

Reflexão, hermenêutica, interpretação, doxa, prática docente

Resumo

O presente trabalho objetiva destacar a reflexão crítica como parte do processo de formação docente. Para tanto, valemo-nos de experiência vivida em sala de aula na Faculdade de Ciências da Educação da Universidade de Santiago de Compostela – Galícia/Espanha. No exercício de pensar a prática educativa lançamos mão de um caminho teórico-metodológico de caráter qualitativo. Nestes termos, e reconhecendo as propriedades e contribuições da interação e indiferenciação entre sujeito e objeto, fundamentamos nossa análise, teórica e metodologicamente, na hermenêutica de profundidade. Em essência, procuramos demarcar, a partir das interações e diálogos próprios ao contexto da sala de aula, pertinências e inadequações da e na conduta docente, quando não discente, sobretudo em termos éticos, metodológicos e conceituais. O resultado de nossas interpretações, ou mesmo a construção do abstrato pensado, foi colocar em relevo o papel da reflexão na formação do educador e/ou, por decorrência, na dessemelhança construída pelo diálogo entre a prática do saber (teoria) e o saber tácito (prática).

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Publicado

2012-03-03

Como Citar

Virgínio, A. (2012). A aula: esboço de uma auto-análise. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 1(2), 42–61. https://doi.org/10.5902/223667254870

Edição

Seção

Artigos