Daniel Bensaïd, a aposta melancólica.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672548146Palavras-chave:
Bifurcação, Revolução, Aposta, Melancolia, Marxismo.Resumo
Entre os méritos de Daniel Bensaid, destaca-se o fato de ter introduzido no léxico marxista um novo conceito: bifurcação. Rosa Luxemburgo já havia comentado, na Brochura de Junius de 1915, de socialismo ou barbárie. Mas a abordagem da Bensaid vai além. Sua releitura de Marx, à luz de Blanqui, Benjamin e Charles Péguy, levou-o a conceber a história como uma série de entroncamentos e bifurcações, um campo de possíveis em que a luta de classes ocupa um lugar decisivo, mas cujo resultado é imprevisível. Refratária ao desdobramento causal dos fatos ordinários, a revolução é uma interrupção. Ela não é garantida pelas “leis da história” e deve ser objeto de uma aposta, no sentido pascaliano, revisada e corrigida pelo marxista Lucien Goldmann, ele próprio revisado e corrigido pelo marxista Daniel Bensaïd.
Downloads
Referências
BENSAÏD, D. Moi la Révolution: Remembrances d’un bicentenaire indigne. Paris: Gallimard, 1989.
_________. Jeanne de guerre lasse. Paris: Gallimard, 1991.
_________. Le Pari Mélancolique. Métamorphoses de la politique, politique des métamorphoses. Paris: Fayard, 1997.
BESANCENOT, O. et BENSAÏD, D. Prenons Parti: Pour un socialisme du XXIe siècle. Paris: Fayard; Mille et une nuits, 2009.
CORCUFF, P. et MAILLARD, A. Les socialismes français à l’épreuve du pouvoir. Pour une critique mélancolique de la gauche. Paris: Textuel, 2006.
LÖWY, M. Rédemption et Utopie. Paris: Éditions du Sandre, 1988.
TRAVERSO, E. Mélancolie de gauche. Paris: La Découverte, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).