Outros significados e novas perspectivas: as transformações do trabalho na contemporaneidade
DOI:
https://doi.org/10.5902/223667253143Resumo
O rápido avanço tecnológico a partir da segunda metade do século XX alavancou diversas transformações sociais, políticas e econômicas em toda a sociedade. Neste contexto, a hipótese de que os indivíduos encontrariam sentido em sua atividade laboral e desenvolveriam a totalidade de suas capacidades a partir da dominação científica da natureza vem sendo cada vez mais questionada e discutida pelas Ciências Humanas. O aumentocrescente das riquezas surge como um contraponto à diminuição do trabalho no mundo. O local de trabalho e o emprego deixam de ser os principais espaços de socialização e de fontes identitárias, e o “trabalho imaterial” valoriza mais o capital humano ou do conhecimento. O presente artigo, à luz das perspectivas e ideias de autores como André Gorz, Richard Sennett e Tiziana Terrranova, tem como objetivo discutir o trabalho e o novo trabalhador que emergem em um contexto de grandes mudanças socioeconômicas, marcado pela volatilidade de conceitos e valores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).