Secularização em Antônio Flávio Pierucci: da contemporânea serventia de continuarmos acessando aquele velho sentido.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672525347Palavras-chave:
Secularização, Sociologia da Religião, Desencantamento do mundo, Declínio do catolicismo e destradicionalização, Antônio Flávio Pierucci.Resumo
Neste artigo pretendemos afirmar a importância das reflexões de Antônio Flávio Pierucci (1945-2012) tanto para a sociologia de um modo geral, quando quer ser feita de forma objetiva e teoricamente orientada, quanto para a sociologia da religião em específico, analisando as nuances de suas interpretações acerca do conceito de secularização. Com esse intuito, foi feita uma seleção de textos, artigos e capítulos de livro publicados pelo autor nos quais o conceito de secularização é acessado direta ou indiretamente. Além disso, a trajetória acadêmica e biográfica de Flávio Pierucci também foi recuperada em alguns momentos para uma melhor explicitação dos ajustes e deslocamentos pelos quais a reflexão sobre secularização passa em sua obra. O artigo é dividido em quatro eixos temáticos principais em meio aos quais o tema da secularização é mobilizado por Flávio Pierucci: declínio do catolicismo, destradicionalização, desencantamento do mundo e esfera política.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).