Secularização em Antônio Flávio Pierucci: da contemporânea serventia de continuarmos acessando aquele velho sentido.

Autores

  • Massimo Bonato Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Guilherme Borges Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Luiz Vicente Justino Jácomo Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP
  • Renan William dos Santos Universidade de São Paulo (USP), São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236672525347

Palavras-chave:

Secularização, Sociologia da Religião, Desencantamento do mundo, Declínio do catolicismo e destradicionalização, Antônio Flávio Pierucci.

Resumo

Neste artigo pretendemos afirmar a importância das reflexões de Antônio Flávio Pierucci (1945-2012) tanto para a sociologia de um modo geral, quando quer ser feita de forma objetiva e teoricamente orientada, quanto para a sociologia da religião em específico, analisando as nuances de suas interpretações acerca do conceito de secularização. Com esse intuito, foi feita uma seleção de textos, artigos e capítulos de livro publicados pelo autor nos quais o conceito de secularização é acessado direta ou indiretamente. Além disso, a trajetória acadêmica e biográfica de Flávio Pierucci também foi recuperada em alguns momentos para uma melhor explicitação dos ajustes e deslocamentos pelos quais a reflexão sobre secularização passa em sua obra. O artigo é dividido em quatro eixos temáticos principais em meio aos quais o tema da secularização é mobilizado por Flávio Pierucci: declínio do catolicismo, destradicionalização, desencantamento do mundo e esfera política. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-01-11

Como Citar

Bonato, M., Borges, G., Jácomo, L. V. J., & Santos, R. W. dos. (2017). Secularização em Antônio Flávio Pierucci: da contemporânea serventia de continuarmos acessando aquele velho sentido. Século XXI – Revista De Ciências Sociais, 6(1), 11–43. https://doi.org/10.5902/2236672525347