O conceito de cultura política nas ciências sociais e as especificidades brasileiras.
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672519651Palavras-chave:
cultura política, cultura cívica, cultura brasileira, análise conceitual, Estado.Resumo
No presente artigo pretendo fazer uma análise conceitual do termo cultura política. Analisarei de forma teórica o conceito, mostrando como ele foi apropriado por diferentes autores. Primeiramente discutirei o seu sentido original, proposto por Almond e Verba. Depois recuperarei parte da bibliografia sobre cultura política no cenário internacional, incluindo nomes clássicos como Inglehart e Putnam, discutindo como esses autores desenvolveram o conceito em suas próprias obras. Após isso, mostrarei as diversas críticas recebidas pelos autores no cenário internacional. Partirei então para a discussão brasileira sobre cultura política, utilizando-a como exemplo para reafirmar a pertinência do conceito. Será mostrado como ele foi utilizado para entender o caso brasileiro, confirmando então a sua relevância para a compreensão do cenário político e social do país. Assim, ao longo do texto, pretendo fazer uma discussão bibliográfica sobre o assunto, incorporando tanto a literatura nacional quanto internacional sobre o tema. Por meio dessa análise será possível discutir as limitações conceituais dos trabalhos, mas também suas possibilidades de pesquisa.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672519651
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).