Gênero e sexualidade na cena das políticas brasileiras: das afinidades eletivas e (in)visibilidades na agenda pública
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672517048Palavras-chave:
gênero, sexualidade e políticas públicas, família, reprodução, direitos reprodutivos.Resumo
O artigo aponta de modo estrito (in)visibilidades no plano das políticas e agendas públicas, particularmente as de saúde que têm no gênero e na sexualidade o foco das intervenções, problematizadas a partir da crítica à intervenção nos corpos pela biomedicina e da perspectiva dos direitos sexuais e reprodutivos. As conexões entre as duas esferas – sexualidade e reprodução – dinamizadoras que são do discurso de direito à opção permanecem fortemente presentes nos discursos sociais, bem como na ação política, resultando na consagração de determinados temas predominantes na agenda das políticas públicas no Brasil.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672517048
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).