Questões de gênero e justiça social
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672517033Palavras-chave:
gênero, justiça social, conhecimento, colonialidade, feminismo, teoriaResumo
Questões de identidade e métodos desconstrucionistas têm caracterizado a teoria de gênero no Norte global nas últimas décadas. Mas as questões chave acerca do gênero no Sul global são de cunho social, o que requer uma abordagem diferenciada para que se possa compreendê-lo. As teorias sociais do gênero e da justiça atualmente reconhecem as múltiplas dimensões das questões de gênero, tais como organização, violência, reconhecimento e os problemas de inclusão. Levamos as questões de mudança, multiplicidade (por exemplo, de Masculinidades) e as diferentes ordens de gênero em todo o mundo para além de dicotomias. Como evidenciou o trabalho pioneiro de Heleieth Saffioti, a análise de gênero lida com estruturas de grande escala. A economia do conhecimento dominante privilegia as teorias advindas do Norte global. Mas cada vez mais reconhecemos a colonialidade do gênero e a análise de gênero que emerge de um mundo majoritariamente pós-colonial. Isto inclui diferentes abordagens para a identidade, o poder e o Estado, além de novas temáticas, como a relação entre o gênero e o direito a terra. Para tanto, no desenvolvimento das perspectivas de gênero necessárias para alcançar uma concepção em escala mundial, as relações Sul/Sul serão vitais.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672517033
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).