Os movimentos sociais e a produção de maçã agroecológica em São Joaquim, Santa Catarina, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236672515649Palavras-chave:
Agroecologia, Maçã, Movimentos sociais, Relações sociais.Resumo
O objetivo deste artigo é descrever e analisar a emergência das organizações de movimentos sociais do campo no município de São Joaquim, Santa Catarina, em especial no que diz respeito à busca por alternativas de produção agroecológicas. O fio condutor desta discussão são as redes de relações sociais que sustentam esse processo. O artigo discute o modo como tais redes foram formadas a partir da articulação de grupos de relacionamentos, destacadamente de vizinhança e familiares, em que participaram figuras-chaves como padres e técnicos da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), em consonância com um processo mais amplo de incorporação da questão ecológica pelos movimentos sociais do campo. A partir desta discussão, realiza-se uma análise dos limites e do alcance das propostas construídas pelas organizações formadas por essas redes de movimentos sociais.
http://dx.doi.org/10.5902/2236672515649
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam na Século XXI: Revista de Ciências Sociais concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).