Redes de Cooperação como Estratégia para Internacionalização de Pequenas e Médias Empresas: O Caso da rede Petrogas
DOI :
https://doi.org/10.5902/2359043215434Mots-clés :
Rede de cooperação, Internacionalização, Pequenas e médias empresasRésumé
O presente artigo se propôs a analisarcomo a Rede de Cooperação da Cadeia Produtiva de Petróleo e Gás em Sergipe – RedePetrogas contribui para ainternacionalização das pequenas e médias empresas - PMEs associadas à referidarede. Para alcançar este propósito foi realizado um estudo qualitativo, pormeio do método de pesquisa estudo de caso. Os dados da pesquisa de campo foram coletadosmediante entrevistas semiestruturas e avaliados por meio da análise deconteúdo. Em síntese o estudo revelou que a rede Petrogas fornece o acesso a diversosbenefícios estratégicos e operacionais que subsidiaram o ingresso das PMEs nomercado externo.Téléchargements
Références
ALVARENGA, S. B.; BALESTRIN, A. Estratégias coletivas para internacionalização de pequenas e médias empresas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2009.
AMAL, M.; FREITAG FILHO, A. R.; MIRANDA, C; M. S. Algumas evidências sobre o papel das redes de relacionamento e empreendedorismo na internacionalização das pequenas e médias empresas. Revista Faces de Administração, Belo Horizonte, v. 7, n. 1, p. 63-80, janeiro/março, 2008.
AMATO NETO, J. Redes de cooperação produtiva e clusters regionais: oportunidades para as pequenas e médias empresas. São Paulo: Atlas, 2000.
ANDERSEN, O.; BUVIK, A. Firms’ internationalization and alternative approaches to the international customer/market selection. International Business Review, Oxford, v.11, n.3, p.347-363, june, 2002.
ARAÚJO, Renato S. B. d; PELLEGRIN, Ivan De; FERNANDES, Elton. Articulação estratégica no setor petróleo e gás no Brasil – as redes de empresas e o fornecimento competitivo de bens e serviços. XXV Encontro Nac. de Eng. de Produção – Porto Alegre, RS, Brasil, 29 out a 01 de nov de 2005
ARAGÃO, L. A; LOPES, C. S., ALVES JUNIOR, M. D. Redes de Cooperação de Pequenas e Médias Empresas: Os Benefícios Estratégicos em Uma Rede de Supermercados.In: ENCONTRO DE ESTUDOS ORGANIZACIONAIS DA ANPAD, 6., Florianópolis, 2010
BALESTRIN, A.; VARGAS, L. M. A dimensão estratégica das redes horizontais de PMEs: teorizações e evidências. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 8, Ed. Espec., p. 203-228, 2004.
BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. R.; REYES-JUNIOR, E. O Campo de estudos sobre redes de cooperação interorganizacional no Brasil. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 14, n.4, p.458-477, maio/junho, 2010.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2008.
BEAMISH, P. W. The internationalization process for smaller Ontario firms: a research agenda. In: RUGMAN, A. Research in Global Business Management. Greenwich: JAI Press, 1990.
BOEHE, D. M., TONI, D. T. Modelo para internacionalização de empresas baseada em redes. In: SIMPÓSIO DE GESTÃO DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. 24., 2006, Gramado, Anais... Gramado: ANPAD, 2006.
BRITO, C. M. Estratégias de Internacionalização e cooperação. Working paper nº 38, Faculdade de Economia do Porto, 1993.
CALDAS, P. T.; VASCONCELOS, A. C. F.; ANDRADE, E. O.; CÂNDIDO, G. A. Estratégias para internacionalização de empresas com atuação em redes: um estudo exploratório em um consórcio de exportação no setor de confecções. Revista GEPROS - Gestão da Produção, Operações e Sistemas, Bauru, v. 5, n. 3, p. 93-111, julho/setembro, 2010.
CÂNDIDO, G. A. A formação de redes interorganizacionais como mecanismo para geração de vantagem competitiva e para promoção do desenvolvimento regional: o papel do estado e das políticas públicas neste cenário. REAd – Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, vol. 8 n. 4, julho/agosto. 2002.
CASTRO, M.; BULGACOV, S.; HOFFMANN, V.E. Relacionamentos interorganizacionais e resultados: estudo em uma rede de cooperação horizontal da região central do Paraná. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 15, n. 1, art. 2, p. 25-46, janeiro/fevereiro, 2011.
CHETTY, S.; AGNDAL, H. Social capital and its influence on changes in internationalization mode among small and medium-sized enterprises. Journal of International Marketing, Chicago, v. 15, n. 1, p. 1-29, 2007.
CHETTY, S.; CAMPBELL-HUNT, C. A strategic approach to internalization: a traditional versus a “born global” approach. Journal of International Marketing, Chicago, v. 12, n. 1, p. 57-81, 2004.
CRESWELL, J. Research design: qualitative e quantitative, and mixed approaches. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage, 2002.
DALMORO, M. Internacionalização de empresas em redes horizontais: uma análise a partir do Projeto Setorial Integrado Wines from Brazil. 2009. 187 f. Dissertação (Mestrado em Administração) – Programa de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2009.
DALMORO, M.; WITTMANN, M. Processos de internacionalização em rede: cooperando para conquistar o mercado externo. Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, Porto Alegre, v. 8, n.3, p. 231-242, julho/setembro, 2011.
FENSTERSEIFER, J. E. Internacionalização e cooperação: dois Imperativos para a empresa do terceiro milênio. REAd – Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 6, n. 3, p. 1 - 9, outubro, 2000.
FLORIANI, D. E; FLEURY, M. T. O efeito do grau de internacionalização nas competências internacionais e no desempenho financeiro da PME brasileira. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 16 n. 3, pp. 438 - 458, maio/junho, 2012.
FREEMAN, S.; EDWARDS, R.; SCHRODER, B. How Smaller Born-Global Firms Use Networks and Alliances to Overcome Constraints to Rapid Internationalization. Journal of International Marketing, Chicago, v. 14, n.3, p.33-63, 2006.
GARCIA, S. F. A; LIMA, G. B.; CARVALHO, D. T. Redes interorganizacionais de cooperação para a internacionalização. REGE – Revista de Gestão, São Paulo, v.17, n.2, p. 209-224, abril/junho, 2010.
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. RAE – Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, p. 20-29, maio/Junho, 1995.
HOLLENSTEIN, H. Determinants of international activities: are SMEs different? Small Business Economics, v. 24, n. 5, p. 431-450, june, 2005.
JOHANSON, J.; MATTSON, L. Internationalization in industrial systems: a networkapproach. In. HOOD, N. e VAHLNE, J. (eds.). Strategies in global competition. New York: Croom Helm, 1988.
JOHANSON, J.; VAHLNE, J.E. The mechanism of Internationalization. International Marketing Review, v. 7, n. 4, p.11-24, 1990
JOHNSEN, R. E.; JOHNSEN, T. E. International market development through networks. the case of the Ayrshire knitwear sector. International Journal of Entrepreneurial Behavior & Research. v. 5, n. 6, p. 297–312, 1999.
LEVY, B. P.; MOTA, M. C.; WERMELINGER, M. B. O uso de networks no processo de internacionalização: aplicação a pequenas e médias empresas. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 33., 2009, São Paulo. Anais... São Paulo: ANPAD, 2009.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO EXTERIOR – MDIC. Comércio Exterior. In: Estatística comercial Brasileira SECEX/DEPLA. 2012. Disponível em: <http://www.desenvolvimento.gov.br/sitio/interna/index.php?area=5>. Acesso em 30 de janeiro de 2013.
NEUMAN, Lawrence W. Social research methods: qualitative and quantitative approaches. 3. ed. Boston: Allyn & Bacon, Cap 2 -Dimension of Research. p 18 a 35, 1997
OLIVEIRA, M. F; MARTINELLI, D. P. A internacionalização de pequenas empresas através de consórcios de exportação inseridos em clusters industriais: uma relação recíproca de contribuição. Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande, v. 6, n.10, p.55-63, março, 2005.
PIRES, E.R.O; MACHADO NETO, A.J. Redes de cooperação como alternativa para o desenvolvimento local: a indústria calçadista Francana. Revista Eletrônica de Administração (Online), v. 11, n.2, edição 21, julho/dezembro, 2012.
REIS, J.A,; EL-KOUBA, A.;QUANDT, C.O.; CRUZ, J.A.W.; MARTINS, T.S. Cooperação e desenvolvimento: estudo de caso em uma rede de cooperação. Revista Gerenciais, São Paulo, v.7, n.1, p.21-28, junho, 2008.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
SAUNDERS, M; LEWIS, P.; THORNILL, A. Research Methods for Business Students. 2.ed. Harlow, England: Pearson Education, 2000. Cap 4- Pg 84 a 95
SEPPO, M. The role of business networks in the internationalization of Estonian Chemical Industry Enterprises. University of Tartu, n.7, 2007.
VERDU, F. C. A. Internacionalização de uma pequena empresa. In: ENCONTRO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro, Anais... Rio de Janeiro: ANPAD, 2011.
VERSCHOORE, J. R.; BALESTRIN, A. Fatores relevantes para o estabelecimento de redes de cooperação entre empresas do Rio Grande do Sul. RAC - Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, p. 1043-1069, outubro/dezembro, 2008.
VINHAS, A. P. L. C.; BECKER, G. V. Redes de cooperação interorganizacional: O caso da rede macsul. Revista Análise, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 167-184, janeiro/julho, 2006.
YIN, R. Estudo de caso: planejamento e métodos. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.
ZAHRA , S. A., UCBASARAN, D., NEWEY, L. R. Social knowledge and SMEs' innovative gains from internationalization. European Management Review, v. 6, n. 2, p. 81–93, summer, 2009.
ZEN, A.C.; DALMORO; M.; FENSTERSEIFER, J. E.; WEGNER, D. O desenvolvimento de recursos em redes interorganizacionais e o processo de internacionalização: o caso Wines of Brasil. RIAE - Revista Ibero-Americana de Estratégia , São Paulo, v. 12, n. 1, p. 107-130, jan./mar. 2013
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).