Comunicação Organizacional em Cooperativas de Crédito: Análise das Centrais e Cooperativas Sicoob em Minas Gerais

Autores

  • Guilherme Luis Rosa da Silva Universidade Federal de Viçosa
  • Ivonete da Silva Lopes Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.5902/2359043228438

Palavras-chave:

Comunicação Organizacional, Cooperativismo de Crédito, Sicoob.

Resumo

Este artigo analisa as estratégias de comunicação organizacional adotadas pelas centrais e pelas seis maiores cooperativas de crédito, em número de cooperados, do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), em Minas Gerais. As entrevistas com os gestores das centrais e cooperativas demonstram que os respondentes reconhecem o potencial da comunicação para divulgar produtos e serviços e promover os negócios, contudo pode-se inferir que a educação cooperativista e o interesse pela comunidade não recebem o mesmo tratamento na comunicação se comparado à inserção mercadológica.

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Biografia do Autor

Guilherme Luis Rosa da Silva, Universidade Federal de Viçosa

Bacharel em Cooperativismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), atualmente Mestrando do Programa de Pós Graduação em Extensão Rural (UFV)

Ivonete da Silva Lopes, Universidade Federal de Viçosa

Doutora em Comunicação, professora do curso de Cooperativismo da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (UFV).

Referências

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Publicado

2018-08-02

Como Citar

Rosa da Silva, G. L., & Lopes, I. da S. (2018). Comunicação Organizacional em Cooperativas de Crédito: Análise das Centrais e Cooperativas Sicoob em Minas Gerais. Revista De Gestão E Organizações Cooperativas, 5(9), 113–128. https://doi.org/10.5902/2359043228438