Proposição de um plano de gerenciamento logístico em uma Coopera- tiva Agrícola Paranaense
DOI:
https://doi.org/10.5902/2359043215450Palavras-chave:
Cooperativismo, Gestão de Frotas, Custos Logísticos.Resumo
O cooperativismo emergiu nos últimos anos como uma alternativa já consolidada, capaz de aumentar as vantagens de seus participantes com sua sinergia. A cooperativa deve realizar um controle de custos adequado, visando à otimização dos recursos e a redução de custos. A administração de custos de frotas torna-se imprescindível, pois uma boa gestão pode ser capaz de diminuir custos, desperdícios, agilizar tarefas e aumentar os lucros. O presente artigo tem como finalidade identificar os problemas causados pela falta de controle adequado de frotas em uma Cooperativa da Região dos Campos Gerais e propor um plano de gerenciamento logístico. A partir das principais evidências abordadas neste trabalho, pode-se salientar que a estruturação gerencial empírica pode trazer grandes perdas para uma cooperativa; e a adoção de metodologias já existentes, como esta proposta no trabalho, pode servir de base para uma empresa que está começando ou começou suas atividades de sem prévio planejamento, para alcançar resultados financeiros mais eficientes.
Downloads
Referências
ALYRIO, R.D. Metodologia Científica. PPGEN: UFRRJ, 2008. ANDRADE, M. M. Como Preparar Trabalhos para Cursos de Pós Graduação.4 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
BARBOSA, Danilo Hisano. MUSSETI, Marcel Andreotti. KURUMOTO, Juliana Sayuri. Sistema de medição de desempenho e a definição de indicadores de desempenho para a área de logística. Disponível em: http://antigo.feb.unesp.br/dep/simpep/anais/anais_13/artigos/779.pdf Acesso em 05 Set.2014.
BACKES, Rosemary Gelatti et al. Aplicação do método de custeio RKW em uma cooperativa agrícola. Diponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/especialv3/RKW.pdf acesso em 09 de mar.2014.
BÓRNIA, Antonio César. Análise Gerencial de Custos: aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CARVALHO, Adriano Dias de. O cooperativismo sob a ótica da gestão estratégica global. São Paulo: Baraúna, 2011.
COELHO, Leandro Callegari. Gestão de frotas de veículos. Disponível em http://www.logisticadescomplicada.com/gestao-de-frotas-de-veiculos/.
CLEMENTE, QueboKenge. Gestão de Frotas de Veículos Rodoviários. Lisboa, 2008. Disponível em: <https://fenix.tecnico.ulisboa.pt/downloadFile/3779572158698/16--view.pdf> Acesso em 28 de mar. 2014.
FILOMENA, Tiago Pascoal.; QUEIROZ, Timóteo Ramos.; BATALHA, Mário Otávio. Aprimoramento do sistema de custos de uma empresa do setor metal-mecânico. In: XXIV Encontro Nacional de Engenharia de Produção. Anais. Florianópolis: SC, 2004.
GIL, Antônio Carlos.Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Editora Atlas, 2002.
HANSEN, Don R.; MOWEN, Maryanne M.; Gestão de Custos: Contabilidade e Controle. São Paulo: Pioneira, 2001.
LUFT, Celso Pedro. Minidicionário, 20ª ed, São Paulo: Ática, 2001.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Maria de Andrade. Metodologia científica. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos: Inclui o ABC. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2001.
MONTANA, P. J.; CHARNOV, B. H. Administração. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010.
MOURA, Graziele Araujo. A viabilidade de cooperativas para a renovação da frota autônoma de caminhões. Disponível em: http://www.transportes.unb.br/downloads/dissertacoes/025A-2012.pdf Acesso em 05 de Set.2014
OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Sistemas, organização e métodos: uma abordagem gerencial. 13. Edição. São Paulo: Ed. Atlas, 2000.
OLIVEIRA, Marli Dias Mascarenhas. Custo operacional e ponto de renovação da frota de tratores agrícolas de pneus: Avaliação de uma frota. Disponível em: ftp://ftp.sp.gov.br/ftpiea/tese/tese-03.pdf Acesso em 05 de Set.2014
RICHARDSON, R. J..Pesquisa Social: Métodos e Técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
SILVA, Adelphino Teixeira. Administração Básica. 1. Ed. São Paulo: Ed. Atlas, 2000 – Pg. 88 a 96.
SCHIRIGATTI, Jackson Luis.FARIA, Avides Reis de. Método para avaliação de indicadores de desempenho na operação. Disponível em: http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/83.pdf Acesso em 05 Set.2014
SEBRAE. Tipos de Cooperativas. Disponível em: http://www.sebrae.com.br/momento/quero-abrir-um-negocio/que-negocio-abrir/tipos/cooperativas acesso em 09 de mar.2014.
Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Ceará. Plano Diretor de Transportes da Frota Oficial Disponível em: http://www.gestaodoservidor.ce.gov.br/servidor/images/stories/manuais/bt22.pdf acesso em 26/05/2014
ROSSI, Amélia do Carmo Sampaio. Cooperativismo à luz dos princípios constitucionais. Curitiba: Juruá, 2005.
VALENTE, Amir Mattar. Gerenciamento de transporte e frotas. Amir Mattar Valente, Eunice Passaglia, Antonio Galvão Novaes; revisão Janice Yunes Perim – São Paulo: Editora Pioneira Thomson Learning, 2003. VIVALDINI, M.; PIRES, S. R. I. Operadores Logísticos - Integrando operações em cadeias de
suprimento. São Paulo: Atlas, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).