Estudo da Interação de Uma Cooperativa Habitacional com a Sociedade

Alan César Souza Maciel, Yane Ágata Ribeiro Marcelino, Amanda Bilibio, Ana Paula Anziliero Hermes, Diego Bilibio, Enise Barth-Teixeira

Resumo


Com o intuito de compreender como se dá a interação das organizações cooperativas e de economia com a sociedade, e quais são os elementos que constituem essa integração, o presente artigo foi desenvolvido. Para isso, escolheu-se uma cooperativa habitacional. A pesquisa classifica-se como um estudo de caso qualitativo. A principal técnica de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, realizada com o Presidente, o Diretor Pedagógico e uma cooperada. Os resultados revelam que os princípios do cooperativismo estão enraizados nas atividades da cooperativa, principalmente os princípios da autogestão, livre adesão e o da educação. Apesar das diversas situações que a cooperativa passou como problemas de sustentabilidade financeira, os resultados mostraram que se vem criando e dedicando cada vez mais espaço dentro da sociedade para os ideais cooperativistas. Aderir à cooperativa mostra que é possível ter desenvolvimento pessoal e social, o que serve como impulso e motivação para expandir as atividades da cooperativa, para isso é necessário haver uma mudança na forma de pensar da sociedade para que o pensamento cooperativista e a forma de se organizar do cooperativismo possam ganhar espaço na vida das pessoas.

Palavras-chave


Cooperativismo; Cooperativa habitacional; Princípios cooperativistas; Desenvolvimento sustentável; Sociedade.

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Benedito Roberto; PESSINA, Leonardo; RODRIGUES, Evaniza. Produção social da moradia: desafios da política de habitação. Revista Proposta. Rio de Janeiro: Fase, nº 116, p. 21-25, 2008.

BLOG SICOOB. Mercado Cooperativista: A influência do cooperativismo para o desenvolvimento da sociedade. Disponível em: Acesso em: 23abril 2014.

BRASIL. Código civil. Congresso Nacional.

BRASIL COOPERATIVO. Cooperativismo: forma ideal de organização. Disponível em: Acesso em: 23 abril 2014

BRÜSEKE, Franz Josef. O problema do desenvolvimento sustentável. In: CAVALCANTI, C. (org). Desenvolvimento e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. 5ed. São Paulo: Cortez, 2009.

CARVALHO, Adriano Dias de. O Cooperativismo sob a ótica da gestão estratégica global. Disponível em: Acesso em: 25 abril 2014.

CASTELO, Dora Bussab. Cooperativas e associações habitacionais. Revista de Direito Imobiliário. Editora Revista dos Tribunais, n. 46, p.134-182, jun. 1999.

SCHMIDT, Derli; PERIUS, Vergílio. Cooperativismo e cooperativa. In: CATTANI, Antonio David (org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003.

CMMA. Nosso futuro comum. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1988.

DICKMANN, Ivanio; DICKMANN, Ivo. Manual do cooperativado. São Paulo: Coohabras, 2011.

DICKMANN, Ivanio; DICKMANN, Ivo; MAGRI, Cledir. Construindo cidadania: cooperativas de habitação, política pública e educação popular. Passo Fundo: Battistel, 2011.

DICKMANN, Ivanio. Cooperativas habitacionais no Brasil In: Conferência Regional das Américas, São Paulo 6-8 out. 2013.

Energia, Ambiente e Desenvolvimento. Caderno digital de informação sobre energia, ambiente e desenvolvimento Disponível em: Acesso em: 22/04/2014.

FRANTZ, W. Associativismo, cooperativismo e economia solidária. Ijuí: Editora Unijuí, 2012.

GONÇALVES, D. Revista espaço acadêmico: Desenvolvimento sustentável: o desafio da presente geração. – Nº 51, 2005. Disponível em: Acessado em: 07/07/2014

JESUS, Paulo de; TIRIBA, Lia. Cooperação. In: CATTANI, Antonio David (Org). A outra economia. Porto Alegre: Veraz Editores, 2003.

LOURENÇO, Nielson Polucena; LUNA, Flávio Melo de; SOUSA; Joceia Gouveia de. Cooperativismo, cooperação e território: um estudo de caso na Coopapi em Apodi – RN, Brasil. Disponível em: Acesso em: 19/04/2014.

MANZINI, José Eduardo. Uso da entrevista em dissertações e teses produzidas em um programa de pós-graduação em educação. Revista Percurso. Maringá, n. 2, p. 149-171, 2012.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos da metodologia científica. 7ed. São Paulo: Editora Atlas, 2010.

MENDES, Armando Dias. Envolvimento e desenvolvimento: introdução à simpatia de todas as coisas. In: CAVALCANTI, C. (org). Desenvolvimento

e natureza: estudos para uma sociedade sustentável. 5ed. São Paulo: Cortez, 2009.

RIOS, Gilvando Sá Leitão. Cooperação e tipos de cooperativismo no Brasil. Disponível em:

> Acesso em: 19/04/2014.

SEBRAE. Cultura da cooperação: série empreendimentos coletivos. Disponível em: Acesso em: 19/04/2014.

SICOOB Blucredi. História do cooperativismo. Programa Cooperação, 2013 (microfilme).




DOI: http://dx.doi.org/10.5902/2359043215441

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. 

     

   

   

 

ISSN Eletrônico: 2359-0432

ISSN Impresso: 2446-7103