Consumo de fibras e dificuldades alimentares na infância: alimentos contribuintes e fatores associados
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583448311Palavras-chave:
Fibra alimentar, Alimentação infantil, Seletividade alimentar, Consumo alimentar.Resumo
Objetivos: Descrever o consumo de fibras por crianças com dificuldades alimentares (DA) de acordo com a recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), identificar e descrever os cinco alimentos que mais contribuem para o consumo de fibras, bem como verificar os fatores associados ao consumo de fibras dentro da recomendação. Métodos: Trata-se de um estudo observacional retrospectivo, baseado em utilização de dados de prontuários e com amostragem montada por conveniência. Os cinco alimentos que mais contribuíram para o consumo de fibras (totais, solúveis e insolúveis) foram apresentados de acordo com o percentual de contribuição. Os fatores associados ao consumo de fibras dentro da recomendação foram verificados utilizando regressão logística. Resultados: A maioria das crianças (53,8%) apresentou consumo abaixo da recomendação da SBP. Os maiores contribuintes para o consumo de fibras totais foram pães, arroz e cereais, seguido de frutas, feijões e outras leguminosas, hortaliças e sucos de frutas. Os contribuintes de fibras solúveis e insolúveis são semelhantes ao rank de fibras totais. Escolaridade dos pais apresentou associação positiva com consumo de fibras dentro da recomendação (OR: 5,30; IC 95% 1,08-25,99; p=0,039), enquanto uso de distração durante a refeição e falta de autonomia da criança para se servir apresentaram associação negativa (OR: 0,43; IC 95% 0,19-0,96; p=0,040 e OR: 0,44; IC 95% 0,20-0,98; p=0,045, respectivamente). Conclusão: A maioria das crianças com DA apresentou consumo de fibras abaixo da recomendação. A maior parte dos alimentos contribuintes apresentam boa qualidade nutricional. Os fatores associados ao consumo de fibras foram escolaridade dos pais, uso de distração durante a refeição e autonomia da criança para se servir. Dessa forma, a dinâmica das refeições e o papel dos pais na alimentação são importantes e devem ser avaliados e orientados durante o acompanhamento das DA.
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