Prevalência de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres privadas de liberdade

Autores

  • Lucia Yasuko Izumi Nichiata Universidade do Estado de São Paulo, Sao Paulo, SP https://orcid.org/0000-0001-6515-4404
  • Nádia Vicência do Nascimento Martins Universidade do Estado do Pará, Santarém, PA https://orcid.org/0000-0002-8166-644X
  • Larissa Vieira Viana Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Alisson Espíndola Torres Medicina. Universidade do Estado do Pará, Belém, PA
  • Gabriela Barbosa da Silva Medicina, Universidade do estado do Pará, Belém, PA
  • Nicola Oliveira Oliva Medicina, Universidade do estado do Pará, Belém, PA
  • Debora Carolina Martins Correa Farmacêutica, Instituto Esperança de Ensino Superior, Santarém - PA
  • Luana Almeida dos Santos Enfermeira, Secretaria de Saúde Santarém, Santarém - PA
  • Irlaíne Maria da Silva Figueira Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Santarém - PA

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583431848

Palavras-chave:

Infecções sexualmente transmissíveis, Saúde da mulher, Vulnerabilidade

Resumo

O objetivo de verificar a prevalência de IST em mulheres privadas de liberdade, em Santarém, Pará. A amostra constitui-se de 65 prontuários. De acordo com os resultados obtidos, 40% das mulheres vivem em união estável; 45% têm ensino fundamental incompleto; 35% estão entre 18 e 24 anos.  Quanto à realização de exames para o diagnóstico de IST, 55% nunca realizou e 36% apresenta registro de um ou mais exames realizados. Desses, em 04 dos prontuários analisados haviam registros do diagnóstico de IST: 2 por sífilis, 1 por gonorreia e 1 por HIV. Os dados revelam que a prevalência de IST entre mulheres privadas de liberdade em Santarém, Pará é relevante e deve ser tratada com atenção e cautela, ressaltando que desenvolver ações preventivas, para identificação do diagnóstico e tratamento de forma planejada e integrada é essencial no contexto do sistema penitenciário brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Yasuko Izumi Nichiata, Universidade do Estado de São Paulo, Sao Paulo, SP

Livre - docente. Doutora em Enfermagem. Universidade do Estado de São Paulo.

Nádia Vicência do Nascimento Martins, Universidade do Estado do Pará, Santarém, PA

Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) (2018), Mestre em Doenças Tropicais pela Universidade Federal do Pará (2012), especialista em Docência do Ensino Superior e Saúde e Segurança no Trabalho pelas Faculdades Integradas do Tapajós (2007/2009). Graduada em Farmácia (2014) e Graduada em Enfermagem (2003). Docente na Universidade do Estado do Pará.

Larissa Vieira Viana, Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Medicina. Universidade do Estado do Pará.

Alisson Espíndola Torres, Medicina. Universidade do Estado do Pará, Belém, PA

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade do Estado do Pará(2007) e especialização em Pós Graduação Lato Sensu rm Urgência e Emergência pelo Centro Universitário de Volta Redonda(2009).

Gabriela Barbosa da Silva, Medicina, Universidade do estado do Pará, Belém, PA

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Dom Amando(2011)

Nicola Oliveira Oliva, Medicina, Universidade do estado do Pará, Belém, PA

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Pará (UEPA), campus Santarém (2019). Possui formação complementar em General English Course at Upper-Intermediate (B2) Level, pela UIC English Greenwich (2016). Foi participante da fundação da Liga Acadêmica de Traumatologia e Ortopedia de Santarém ? LATOS (2015) e participante da fundação da Liga Acadêmica de Gastroenterologia e Hepatologia ? GASTROLIGA (2014). 

Debora Carolina Martins Correa, Farmacêutica, Instituto Esperança de Ensino Superior, Santarém - PA

Acadêmica de Medicina, pelo Centro Universitário do Estado Pará. Graduada em Farmácia (2017) pelo Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES). Foi voluntária no Laboratório Celso Matos (Fevereiro de 2014 a outubro de 2014). Foi servidora celetista como coletadora no Laboratório Celso Matos onde desenvolveu atividades em Análises Clínicas (novembro/2014 a outubro de 2016). 

Luana Almeida dos Santos, Enfermeira, Secretaria de Saúde Santarém, Santarém - PA

Enfermeira pelas Faculdades Integradas do Tapajós. Atualmente docente e preceptora Centro de ensino Panamericano. Especialista em Saúde da família e comunidade- Universidade Federal do Oeste do Pará (2019).

Irlaíne Maria da Silva Figueira, Enfermeira. Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Santarém - PA

Atualmente é Enfermeira Coordenadora da Divisão de Licitação e Contratos da Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, responde pela responsabilidade técnica pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde - NEPS e compõe a Comissão regional de Educação Permanente em Saúde.

Downloads

Publicado

2019-04-23

Como Citar

Nichiata, L. Y. I., Martins, N. V. do N., Viana, L. V., Torres, A. E., Silva, G. B. da, Oliva, N. O., Correa, D. C. M., Santos, L. A. dos, & Figueira, I. M. da S. (2019). Prevalência de infecções sexualmente transmissíveis em mulheres privadas de liberdade. Saúde (Santa Maria), 45(1). https://doi.org/10.5902/2236583431848