A UTILIZAÇÃO DA TERAPIA DO HUMOR NO AMBIENTE HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

  • Andressa Lopes de Souza Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli
  • Mayra Oliveria Camargo Rodrigues Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli
  • Flavia Pereira Carnaúba Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli
  • Luciene Rodrigues BARBOSA Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658347942

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/223658347942

Objetivo analisar as produções científicas acerca dos analisar as produções cientifica disponível na literatura sobre Doutores da Alegria e uso do humor no ambiente hospitalar. Método: este estudo trata-se de uma pesquisa de revisão literatura, a busca das publicações foi realizada através da base de dados LILACS, com associação dos descritores enfermagem pediátrica, criança hospitalizada, palavra chave jogos e brinquedos. Resultados: os estudos abordaram a importância do humor oferecido pelos Doutores da Alegria, as influencia positivas desta estratégia para as crianças e sua família em ambiente hospitalar. A maior incidência de publicações ocorreu nos anos de 2005 e 2009. Quanto à autoria, evidenciou-se maior número de publicações realizadas pelos enfermeiros sobre os demais profissionais. Conclusão: acredita-se que na prática da humanização no atendimento às crianças hospitalizadas a enfermagem pode proporcionando um tratamento com alegria, e através estimularem atividades lúdicas, que propicie o bem estar da criança e de seus familiares.

Descritores: Enfermagem pediátrica; Criança hospitalizada; Jogos e brinquedos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Andressa Lopes de Souza, Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli

Graduanda do curso de Enfermagem na Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli, atualmente tem realizado pesquisa na linha de promoção a saúde e  saude da criança.

Mayra Oliveria Camargo Rodrigues, Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Guarulhos. Atualmente atua como Docente na Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli. E desenvolve pesquisa na linha de promoção a saúde e geriontologia.

Flavia Pereira Carnaúba, Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli

Possui graduação (bacharelado e licenciatura) em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2000), especialização em Medicina Comportamental (2005) pela Universidade Federal de São Paulo e mestrado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é docente das Faculdades Anhanguera e da FMU. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Promoção da saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes mellitus, educação em diabetes, obesidade, doenças crônicas e promoção da saúde.

Luciene Rodrigues BARBOSA, Anhanguera Educacional - Faculdades Integradas Torricelli

Graduada em Enfermagem, Mestranda em Enfermagem pela Universidade Guarulhos. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal do Amazonas, Saúde Coletiva com Ênfase em Programa Estratégia da Familia pela Faculdade Literatus e Metodologias para Educação a Distância pela Anhaguera Educacional. Atuou como enfermeira assistência e supervisora na área Hospitalar, Saúde Pública, Home Care e professor conteúdistas no Ensino a Distância. Atualmente é docente de graduação na Anhanguera Educacional, além de membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Comunicação em Enfermagem do CNPQ/EEUSP. Desenvolve pesquisas em Comunicação e gestão de pessoas e Ensino da Comunicação. E membro do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Humanização em Saúde do CeHFI/UNIFESP.Produção científica com destaque nos seguintes temas: competência gerenciais, comunicação, ensino, saúde da mulher, espiritualidade, humanização.

Downloads

Publicado

2013-11-05

Como Citar

Souza, A. L. de, Rodrigues, M. O. C., Carnaúba, F. P., & BARBOSA, L. R. (2013). A UTILIZAÇÃO DA TERAPIA DO HUMOR NO AMBIENTE HOSPITALAR: REVISÃO INTEGRATIVA. Saúde (Santa Maria), 39(2), 49–56. https://doi.org/10.5902/223658347942