Social support characteristics and testing positive for COVID-19 among Brazilian sexual and gender minorities: a cross-sectional study

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583471415

Palabras clave:

Sexual and Gender Minorities, COVID-19 testing, Health Vulnerability, Social support, Social networking

Resumen

Objectives: To describe social support characteristics by gender identities, identify social support characteristics associated with testing positive for COVID-19 in the Brazilian sexual and gender minorities, and test whether the association between social support characteristicsand testing positive for COVID-19 are modified by age. Methods: This cross-sectional study was based on a national survey of 976 participants conducted from August to November 2020. We used self-reported positive COVID-19 testand social support characteristicsincluded social connectedness, LGBT+ discrimination from immediate families, loneliness, and number of people living with. Covariates included sociodemographic, health-related, and COVID-19 preventive characteristics. Statistical analysis was based on Logistic Regression models. Results: We found that transgender, non-binary, and othergender identity minority’s individualslive with a lower number of people (2.3; 95% CI 2.0 – 2.6), suffer more LGBT+ discrimination from immediate families (29.8%; 95% CI 20.3; 40.7%), and have higher mean loneliness scores (6.2; 95% CI 5.9 – 6.6). Testing positive for COVID-19 was positively associated with the number of people living in the household (Odds ratio [OR] = 1.29; 95% CI 1.02-1.63). Additionally, older individuals who suffer LGBT+ discrimination from the immediate families were also more prone to testing positive for COVID-19 (p=0.036).Conclusions: Brazil urges public policies to effectively control the coronavirus spread and supporting sexual and gender minority individuals.

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Biografía del autor/a

Juliana Lustosa Torres, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela UFMG, com período sanduíche na University College London (UCL), na Inglaterra. Atualmente é Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva na UFMG, no Departamento de Medicina Preventiva e Social, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Pública da UFMG (linha de pesquisa: Epidemiologia da saúde do idoso) e Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da UFRJ (linha de pesquisa: Doenças crônicas não transmissíveis). É pesquisadora integrante do Núcleo de Estudos em Saúde Pública e Envelhecimento (NESPE) e do Estudo Longitudinal da Saúde de idosos brasileiros (ELSI - Brasil). Áreas de interesse: envelhecimento saudável, funcionalidade, fatores psicossociais, comparação Brasil e Inglaterra, desigualdades em saúde.

Analaura Ribeiro Pereira, Ministério da Saúde

Graduada em Nutrição pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro em 2006, cursei a Especialização Multiprofissional em Saúde da Família na ENSP/FIOCRUZ (2007/2009). Nos dois primeiros anos atuei juntamente a uma equipe da Estratégia de Saúde da Família na Área de Planejamento (AP) 3.1 em Manguinhos, no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria. No último ano (2009/2010), que tem o foco na Gestão da Atenção Básica, vivenciei a gestão na Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil, na Superintendência de Atenção Básica, Educação em Saúde e Gestão Participativa (SESDEC/SABEG) e no Município do Rio de Janeiro. Gerenciei uma Unidade de Atenção Primária à Saúde com duas equipes de saúde da família na Ilha do Governador em 2010 e posteriormente fui para assessoria de Educação Permanente em Saúde, atuando na qualificação dos profissionais e na assessoria técnica de unidades de Atenção Primária à Saúde, atuando no processo de trabalho das unidades junto as equipes do território na Área de Planejamento (AP) 3.1 do Município do Rio de Janeiro, proposta de expansão da cobertura da estratégia de saúde da família, 3.5% para 70%. Em 2012, retornei para gerência em uma unidade de Atenção Primária à Saúde, em Jardim América com sete equipes de saúde da família e três equipes de saúde bucal; de fevereiro de 2013 a setembro de 2106, estive na gerência em uma Clínica da Família do Complexo do Alemão com doze equipes de saúde da família e em setembro de 2016 até fevereiro de 2020, gerenciei uma Clínica da Família na Ilha do Governador com oito equipes de saúde da família na AP 3.1 do município do Rio de Janeiro. Em Março de 2020 finalizei o Programa de Mestrado Profissional em Atenção Primária à Saúde da UFRJ. Professora preceptora da Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/FIOCRUZ) para orientação dos trabalhos de conclusão do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde (Dez/2020 a Mar/2021).

Isabella de Paula Ribeiro Argôlo, Universidade Federal de Alfenas

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Alfenas (2014), mestrado no Programa de Pós Graduação em Biociências Aplicadas à Saúde na Universidade Federal de Alfenas (2017) , com ênfase em dor e acupuntura. Pós graduada em Acupuntura pela Universidade Federal de Alfenas (2018). Pós Graduada em Fisioterapia Dermatofuncional pela UniBF (2021). Trabalhou como professora substituta na Universidade Federal de Alfenas (2017). Atualmente é Doutoranda no Programa de Saúde Pública da UFMG, docente do curso de Fisioterapia, Farmácia e Estética, e Coordenadora do Curso de Estética e Cosmética, do Centro Universitário de Lavras (Unilavras).

Gabriela Persio Gonçalves, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, MG, Brasil.

Médica de Família e Comunidade. Mestrado Profissional em Saúde da Família UFOP/Fiocruz. Residência Médica em MFC pelo programa do Hospital Metropolitano Odilon Behrens. Graduação em Medicina na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO. Preceptora do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade do Hospital Metropolitano Odilon Behrens Interesse na área de Atenção Primária à Saúde. Atendimento a população LGBTQIA+ na APS.

Maria Helena do Nascimento Souza, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (1989), Mestrado em Nutrição pela Universidade Federal de São Paulo (1995), Doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006) e realizou estágio Pós-Doutoral na Università degli Studi de Milano-Bicocca, Itália 2010). De 2014 a 2017 atuou como Assessora da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2018 concluiu o Pósdoutorado em Enfermagem pelo Programa Nacional de Pós doutorado (PNPD-CAPES) da Universidade Federal da Paraíba. Em 2022 participou do programa de mobilidade internacional ERASMUS +, com o desenvolvimento de pesquisas em parceria com docentes da Università Sapienza de Roma, Itália. Atualmente é Profa. Titular, Chefe do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), membro do Núcleo de Pesquisa em Enfermagem e Saúde Coletiva, docente do Programa Curricular IV (teoria e prática) do curso de graduação em enfermagem da EEAN, docente e coordenadora de disciplina do Programa de Residência em Saúde da Família da EEAN, docente permanente do Programa de Pós-graduação stricto sensu da Escola de Enfermagem Anna Nery. Coordena projetos de pesquisa e extensão universitária. Orienta alunos de graduação, especialização, residência, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem de Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil, saúde da família, saúde coletiva, epidemiologia, aleitamento materno, nutrição infantil, doenças crônicas e rede e apoio social.

Citas

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Torres, J. L., Pereira, A. R., Argôlo, I. de P. R., Gonçalves, G. P., & Souza, M. H. do N. (2023). Social support characteristics and testing positive for COVID-19 among Brazilian sexual and gender minorities: a cross-sectional study. Saúde (Santa Maria), 49(2), e71415. https://doi.org/10.5902/2236583471415