Epidemiologia de 512 casos de vítimas de morte súbita, submetidas a necrópsia no posto regional médico legal de Santa Maria
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346482Resumen
Esse trabalho teve como objetivo principal avaliar a freqüência de mortes súbitas registradas junto a Terceira Região Policial do Estado do Rio Grande do Sul, situada em Santa Maria – RS e que engloba vários municípios circunvizinhos. Comparou-se os dados obtidos com pesquisas realizadas e publicadas no âmbito nacional e internacional a esse respeito, bem como, estudou-se os fatores de risco e sua precocidade, permitindo-nos com a conclusão desse estudo, oferecer alternativas que possam ter aplicabilidade na saúde pública, visando à prevenção destes fatores, e, conseqüentemente, diminuindo drasticamente fatos dessa natureza. Com este intuito foram estudadas retrospectivamente 512 casos de Vítimas de morte súbita retirados de arquivos, submetidos à necropsia junto ao PRML – Posto Regional Médico Legal de Santa Maria – RS. Verificou-se posteriormente que a maioria destas mortes súbitas teve como causa principal o Aparelho Cardiovascular (66,31%), sendo a faixa etária mais atingida de 40-49 anos (19,05%), com predomínio do sexo masculino (67,78%) e o estado civil em destaque foi o das pessoas casadas com (35,51%).
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.