PREVALÊNCIA DE PARASITISMO EM CÃES DOMICILIADOS NUM BAIRRO DE SANTA MARIA - RS
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346460Resumen
O presente estudo foi objetivado a identificar os endoparasitas presentes em cães domiciliados e assim conhecer aszoonoses de risco para população. A avaliação dos animais, machos e fêmeas de diferentes faixas etárias, foi realizada nacasa dos proprietários de um bairro carente no município de Santa Maria. Foram visitadas 178 residências sendo avaliados240 cães, destes 87,9% apresentavam um ou mais gênero de endoparasita, sendo encontrados os gêneros Ancylostoma sp.parasitando 167 (69,6%) animais, além dos gêneros Trichuris sp. (11,25%), Dipylidium sp. (3,75%), Toxocara sp. (15%),Giardia sp. (12,08%), Isospora sp. (7,08%) e Cryptosporidium sp. (8,75%). Os resultados mostraram que os proprietáriosestão em constante risco epidemiológico, devido ao elevado parasitismo dos cães.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.