EXPECTATIVAS DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA QUANTO A FORMAÇÃO E FUTURA PROFISSÃO

Autores/as

  • Beatriz Unfer
  • Luciana Rigodanzo
  • Daiana Hahn
  • Denilson Manfredini
  • Everton Rodrigues
  • Charles Cavalheiro

DOI:

https://doi.org/10.5902/223658346360

Resumen

Considerando as mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho em Odontologia, principal-mente pelo crescimento do assalariamento da profissão, torna-se importante identificar as expecta-tivas dos estudantes de Odontologia quanto a sua formação e futura profissão. Foi aplicado umquestionário aos estudantes de três semestres distintos em duas universidades (PUC-RS e UFSM).As perguntas eram direcionadas para a caracterização sócio-demográfica, características do cursoescolhido, expectativas quanto ao exercício profissional e tendências para a pós-graduação. Verifi-cou-se que os estudantes são predominantemente solteiros e jovens, havendo diferenças quanto àclasse social e sexo entre as universidades. Os estudantes das duas instituições alegam que aescolha pelo curso de Odontologia foi motivada pelo desejo de trabalhar na área da saúde e espe-ram contar com professores capacitados durante a graduação. Quanto ao exercício profissional,esperam trabalhar em consultório privado e ter um emprego. A preferência pela especializaçãoreside nas áreas de Odontopediatria e Ortodontia. De acordo com a metodologia empregada e comos dados obtidos, conclui-se que os estudantes parecem reconhecer a tendência de assalariamentona profissão, mas mostram desejo de atuação na área privada. Dessa forma, as instituições deensino devem reconhecer as características do mercado de trabalho e adequar o ensino-aprendiza-gem de acordo com a realidade dos serviços.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2004-10-01

Cómo citar

Unfer, B., Rigodanzo, L., Hahn, D., Manfredini, D., Rodrigues, E., & Cavalheiro, C. (2004). EXPECTATIVAS DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA QUANTO A FORMAÇÃO E FUTURA PROFISSÃO. Saúde (Santa Maria), 30(1-2), 33–40. https://doi.org/10.5902/223658346360