EXPECTATIVAS DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA QUANTO A FORMAÇÃO E FUTURA PROFISSÃO
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346360Resumen
Considerando as mudanças que vêm ocorrendo no mercado de trabalho em Odontologia, principal-mente pelo crescimento do assalariamento da profissão, torna-se importante identificar as expecta-tivas dos estudantes de Odontologia quanto a sua formação e futura profissão. Foi aplicado umquestionário aos estudantes de três semestres distintos em duas universidades (PUC-RS e UFSM).As perguntas eram direcionadas para a caracterização sócio-demográfica, características do cursoescolhido, expectativas quanto ao exercício profissional e tendências para a pós-graduação. Verifi-cou-se que os estudantes são predominantemente solteiros e jovens, havendo diferenças quanto àclasse social e sexo entre as universidades. Os estudantes das duas instituições alegam que aescolha pelo curso de Odontologia foi motivada pelo desejo de trabalhar na área da saúde e espe-ram contar com professores capacitados durante a graduação. Quanto ao exercício profissional,esperam trabalhar em consultório privado e ter um emprego. A preferência pela especializaçãoreside nas áreas de Odontopediatria e Ortodontia. De acordo com a metodologia empregada e comos dados obtidos, conclui-se que os estudantes parecem reconhecer a tendência de assalariamentona profissão, mas mostram desejo de atuação na área privada. Dessa forma, as instituições deensino devem reconhecer as características do mercado de trabalho e adequar o ensino-aprendiza-gem de acordo com a realidade dos serviços.Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.