INDICADORES DE SAÚDE E QUALIDADE DOS DADOS: UMA ANÁLISE DO SISTEMA DE INFORMAÇÃO SOBRE NASCIDOS VIVOS NO PARANÁ, BRASIL (1996 – 2018)
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583463542Resumen
Objetivo: Analisar indicadores de saúde e a qualidade dos dados do SINASC no Paraná, Brasil, no período entre 1996 e 2018. Métodos: Foram analisados os dados do SINASC, disponibilizados pelo Ministério da Saúde em plataforma online (TabNet) nos anos de 1996, 2000, 2006, 2012 e 2018 no estado do Paraná dos principais indicadores de saúde, além de cobertura, completitude e consistência. Resultados: Quanto aos indicadores, houve um expressivo aumento na proporção de mães que realizaram 7 ou mais consultas pré-natal (1996: 49,38% para 2018: 85,2%), assim como houve aumento na proporção de partos do tipo cesárea, crianças nascidas pré-termo (1996: 4,25% e 2018: 10,47%) e com baixo peso (1996: 7,3% e 2018: 8,5%). Quanto a cobertura, o número de nascidos vivos obtidos pelo SINASC superior ao do Registro Civil (percentuais acima de 100%). Contatou-se que para todas as variáveis a incompletitude dos dados foi excelente (<5%). Para a consistência, a razão entre sexo masculino e feminino esteve próximo ou igual a 1,06 em todos os anos, peso ao nascer (associada ao período de duração da gestação), apresentou percentuais na categoria “correto” acima de 95%. Considerações finais: Ressalta-se a importância de realizar o monitoramento das informações dos sistemas de estatísticas vitais no Paraná, além de indicadores de qualidade, uma vez que são fundamentais para nortear o preenchimento adequado dos dados, verificação de possíveis inconsistências, acompanhamento da situação de saúde da população, além de nortear políticas públicas focadas na saúde materno-infantil.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.