PESQUISA DE Staphylococcus aureus NAS MAÇANETAS DAS PORTAS DOS QUARTOS DE UM HOSPITAL DA REGIÃO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658344380Resumen
http://dx.doi.org/10.5902/223658344380
O S. aureus é um importante patógeno e causador de infecções hospitalares. Devido à possibilidade de sua transmissão via fômites, objetivou-se analisar a freqüência de S. aureus nas maçanetas interna e externa dos quartos de pacientes de um hospital da região Noroeste do Rio Grande do Sul. Foram 78 amostras, 39 internas e 39 externas. As amostras foram enriquecidas em caldo BHI por 12 horas a 37°C e em seguida foram realizadas semeadura em ágar Manitol, coloração de Gram, prova da catalase, coagulase e antibiograma com discos de cefoxitina e oxacilina. Obteve-se 19,23% de positividade para S. aureus. Quanto ao perfil de resistência antimicrobiana, 73,33% apresentaram-se sensíveis à oxacilina, 6,67% intermediários e 20% resistentes. Quanto a cefoxitina, 86,67% eram sensíveis, 13,33% resistentes e nenhum com perfil intermediário. Embora os resultados obtidos não sejam alarmantes, a higienização de mãos e fômites é importante para evitar a disseminação do S. aureus.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.