Contexto de vida de pessoas usuárias de drogas na perspectiva de gênero
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583423326Palabras clave:
Gênero e saúde, Cocaína crack, Vulnerabilidade social, Saúde mentalResumen
Objetivo: Caracterizar o contexto de vida e vulnerabilidade de pessoas usuárias de drogas na perspectiva do gênero. Método: Estudo transversal exploratório com 505 usuários de drogas. Foram consideradas as variáveis: sexo, perfil socioeconômico e eventos ocorridos no último ano. Resultados: Observa-se que mulheres usuárias de drogas, mesmo em menor número do que os homens, apresentam maior ocorrência de violência sofrida e abuso sexual, perda de seus filhos para o conselho tutelar e mudanças em seus hábitos de vida, como o sono. Conclusões: É necessário refletir a respeito do desenvolvimento de políticas públicas sobre a atenção oferecida para as pessoas que considerem a perspectiva de gênero.
Descargas
Citas
Lima, HE, Nogueira, MJ, Allanic, LAG, Nogueira, C. Adolescência e Saúde: indicadores do uso de álcool e outras drogas apartir de um estudo multicêntrico. Revista Tecer. 2015; 8(14):1-12.
Bastos FI, Bertoni N (orgs). Perfil dos usuários de crack e/ou similares no Brasil. Rio de Janeiro: ICICT/FIOCRUZ; 2014.
Rodrigues LSA, Sena ES, Silva DM, Carvalho PAL, Amorim CR. Perfil dos Usuários Atendidos em um Centro de Atenção Psicossocial – Álcool e Drogas. Journal of Nursing UFPE. 2013;7: 5191-7.
Brasil. Ministério da Justiça. Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas. Prevenção do uso de drogas: capacitação para conselheiros e lideranças comunitárias. 5.ed.-Brasília: SENAD,2013. 450p.
Macagnan, JP, Menetrier, JV, Bortoloti, DS. Perfil dos usuários de um centro de atenção psicossocial No Municipio de Franscisco Beltrão- Paraná. Revista Biosaúde. 2014;16:2.
Silva LO. Mulher, drogas e questões de gênero. Instituto de Psicologia da Universidade de Brasilia. Especialização em Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas [Monografia]. Brasília, 2015.
Leigh WA, Li Y (orgs). Women of Color Health Data Book. New York, USA: National Institutes of Health; 2014.
Ramiro FS, Padovani RC, Tucci AM. Consumo de crack a partir das perspectivas de gênero e vulnerabilidade: uma revisão sobre o fenômeno. Saúde em debate. 2014; 38(101):379-92.
Botti, NCL, Machado, JSA, Tameirão, FV. Perfil sociodemográfico e padrão do uso de crack entre usuários em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial. Rev Estudos e Pesquisas em Psicologia. 2014; 14(1).
Oliveira MM, Kantorski LP, Coimbra VCC, Ferreira RZ, Ferreira GB, Cruz VD. Consequências relacionadas ao consumo de crack entre mulheres e motivações para o abandono da droga. SMAD. 2014; 10(3):119-25.
Souza MCH, Mühlen BKV, Coelho LRM, Oliveira CP, Rodrigues VS, Oliveira MS. Assertividade em mulheres dependentes de crack. Aletheia. 2014; 43(44):105-115.
Marangoni SR, Oliveira MLF. Fatores desencadeantes do uso de drogas de abuso em mulheres. Texto Contexto Enferm. 2013; 22(3):662-70.
Ramiro FS, Padovani RC, Tucci AM. Consumo de crack a partir das perspectivas de gênero e vulnerabilidade: uma revisão sobre o fenômeno. Saúde Debate. 2014; 38(101):379-92.
Limberger J, Andretta I. Novas problemáticas sociais: o uso do crack em mulheres e a perspectiva de gênero. CS Universidad Icesi. 2015; 15:41-65.
Cruz VD, Oliveira MM, Pinho LB, Coimbra VCC, Kantorski LP, Oliveira JF. Sociodemographic conditions and patterns of crack use among women. Texto Contexto Enferm. 2014; 23(4):1068-76.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.