A VIVÊNCIA DE MULHERES NO PARTO DOMICILIAR PLANEJADO
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583417736Resumen
Objetivou-se conhecer a vivência de mulheres que tiveram partos domiciliares planejados e desvelar os motivos dessa opção. Estudo qualitativo que entrevistou oito mulheres cujos partos domiciliares foram planejados. A coleta de dados ocorreu através de entrevista semi-estruturada em outubro de 2014. A análise dos dados baseou-se no método temático de onde emergiram as categorias e subcategorias: (a) Motivações para o parto domiciliar, (b) Vivenciando o parto domiciliar: (b1) Empoderamento e transformação, (b2) Aliviando a dor, (b3) Corte tardio do cordão umbilical (b4), Placenta e ancestralidade; (c) A família e o parto domiciliar. As motivações para o parto domiciliar envolveram oposição às rotinas hospitalares e a falta de privacidade e autonomia da parturiente sobre seu corpo e seu filho. As vivências foram descritas como empoderadoras, conferindo-lhes maior valorização familiar. O parto domiciliar planejado é uma realidade crescente no Brasil, devido à divulgação de evidências científicas obstétricas e relatos bem-sucedidos. A mulher atual busca uma vivência de parto que transcenda o aspecto biológico.
Descritores: Humanização do Parto, Parto Domiciliar, Saúde da Mulher, Enfermeira Obstétrica.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.