PRÁTICA CLÍNICA DO ENFERMEIRO NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583410841Resumen
Objetivo: elencar e analisar os possíveis fatores potencializadores e dificultadores da prática clínica do enfermeiro no contexto da Estratégia de Saúde da Família. Método: revisão integrativa da literatura realizada nas bases de dados LILACS e MEDLINE. Resultados: encontraram-se nos artigos revisados os seguintes fatores potencializadores: prática social do cuidado envolvendo a clínica ampliada a partir de estratégias como o acolhimento e a sistematização da assistência de enfermagem. E enquanto fatores dificultadores: influência do modelo biomédico; incipiente qualificação dos enfermeiros, como por exemplo, para a implementação do processo de enfermagem; e, condições organizacionais e estruturais inadequadas. Considerações finais: verifica-se a importância de que pesquisas-intervenção sejam efetivadas para que se possam realizar determinadas práticas e recomendá-las, principalmente, no que se refere, à aplicação do processo de enfermagem na Atenção Primária à Saúde, em seus plenos aspectos organizacionais, estruturais e assistenciais.
Descritores: Enfermagem; Processos de Enfermagem; Atenção Primária à Saúde.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.