Opinião de estudantes e profissionais sobre simulações in situ para atendimento da hemorragia pós-parto
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583493152Palavras-chave:
Hemorragia pós-parto, Simulação in situ, Educação interprofissional, Capacitação profissional, Educação MédicaResumo
Objetivo: Avaliar a opinião de estudantes e profissionais de saúde sobre as simulações in situ de casos de HPP. Métodos: De Julho de 2023 a Janeiro de 2024 foram realizadas simulações de casos de HPP nos locais de atendimento (Centro Obstétrico, enfermaria de alojamento conjunto) do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina - HU-UFSC/Ebserh. A pesquisa foi realizada através de questionários preenchidos online pelos participantes das simulações. Os dados foram analisados com estatística descritiva e as respostas abertas através da análise de conteúdo. Resultados: Participaram do estudo 46 pessoas (22 estudantes de graduação, 7 residentes de Ginecologia e Obstetrícia e 17 profissionais do hospital). Os sentimentos mais prevalentes foram de expectativa e curiosidade, e alguns participantes relataram medo, ansiedade e angústia. Quase todos os respondentes se sentiram satisfeitos com a simulação, ressaltaram ter aprendido novas manobras e aprimorado seus conhecimentos. A análise de conteúdo das respostas abertas revelou categorias como satisfação, medo/desconforto e impossibilidade de atingir a suspensão da descrença. Sobre necessidades de modificações percebidas após a simulação foram citadas: melhor comunicação e sincronia da equipe e maior tempo de estudo. Os participantes relataram diferenças entre a realidade e a simulação, mas perceberam maior eficiência e segurança/tranquilidade em atendimentos posteriores. Considerações Finais: Concluímos que simulações in situ são eficazes no treinamento dos profissionais de saúde para situações críticas como a HPP.
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