REABILITAÇÃO DE LESÃO DO NERVO RADIAL APÓS FRATURA COMINUTIVA DE ÚMERO: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658348006Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/223658348006
Introdução: As fraturas cominutivas da diáfise umeral são muito freqüentes em acidentes. Como principais complicações, citam-se as lesões do nervo radial. Objetivo: descrever os resultados da intervenção fisioterapêutica com a Estimulação Elétrica Funcional (FES), estímulos proprioceptivos e cinesioterapia progressiva em uma paciente com lesão do nervo radial, após fratura cominutiva de úmero. Metodologia: estudo de caso com análise descritiva. A avaliação foi composta por uma ficha de anamnese e exame físico. O tratamento, composto por 2 sessões semanais, com duração de 1 hora cada, totalizando 16 sessões, incluía estimulação da inervação (FES), exercícios progressivos de fortalecimento muscular e funcionais. Resultados: paciente apresentou aumento de força muscular, da ADM, principalmente de punho e articulação MCF. O uso da FES mostrou-se eficaz na estimulação da musculatura extensora do punho. Conclusão: a utilização da eletroestimulação e cinesioterapia progressiva apresentaram resultados positivos no tratamento dessa paciente, restaurando a sua ADM e força muscular.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.