SERVIÇOS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA: QUAIS OS MOTIVOS QUE LEVAM O USUÁRIO AOS PRONTO-ATENDIMENTOS?
DOI:
https://doi.org/10.5902/2236583415061Resumo
http://dx.doi.org/10.5902/2236583415061
Introdução: A superlotação dos Pronto-Atendimentos (PA) de Santa Maria - RS é um dos principais problemas do sistema de saúde local. Objetivo: Analisar os motivos da procura dos usuários pelos serviços de um Pronto-Atendimento no município de Santa Maria, RS. Metodologia: Levantamento de dados, método descritivo e analítico do tipo transversal. O estudo foi realizado no PA Flávio Schineider de maio a junho de 2013. Foi utilizado um questionário aplicado aos usuários do serviço que aborda dados pessoais e sobre a consulta. Resultados: A amostra constituiu-se de 180 pacientes (58 homens e 122 mulheres) na faixa etária de 17 a 60 anos. Sobre o motivo da consulta verificou-se a maior prevalência de febre. Referente à escolha do PA relataram-se situações de urgência e emergência e localização mais próxima da residência. Conclusão: Os entrevistados consideraram seus quadros clínicos uma situação de urgência e emergência, apesar da realidade do caso não ser avaliado uma situação de agravo à saúde.
Descritores: Saúde; SUS; Urgência; Emergência.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.