PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Rhea Silvia de Avila Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Suzinara Beatriz Soares de Lima Universidade Federal de Santa Maria
  • Thaís Dresch Eberhardt Universidade Federal de Santa Maria
  • Marciane Kessler Universidade Federal de Santa Maria
  • Graziele Gorete Portella da Fonseca Universidade Federal de Santa Maria
  • Alexsandra Michelini Real Saul Universidade Federal de Santa Maria
  • Luis Antonio Muller Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583415240

Resumo

Objetivo: analisar as produção de teses e dissertações em enfermagem referentes a protocolos de prevenção e tratamento de Úlcera por Pressão. Metodologia: Trata-se de um estudo de revisão narrativa de literatura. A busca de dados aconteceu em junho de 2013, no banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal Nível Superior, a partir da questão: “Qual a produção acadêmica a partir de teses e dissertações na área da enfermagem sobre protocolos ou medidas de prevenção e tratamento de Úlcera por Pressão?”. Resultado: O corpus da pesquisa foi composto por seis trabalhos com destaque para prevenção a partir da escala preditiva de risco de Ulcera por Pressão, Escala de Braden, ações preventivas e de tratamento utilizadas pela equipe de enfermagem e o conhecimento sobre Úlceras por Pressão. Conclusão: É necessário o aperfeiçoamento e ampliação da habilidade clínica dos profissionais de saúde no processo de avaliação de risco para Úlcera por Pressão através de protocolos. 

Descritores: Enfermagem; Úlcera por Pressão; Protocolo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rhea Silvia de Avila Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2003), Especialização em Saúde Pública pela FACINTER (2005), Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2013-2014) e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (2015-2017) na linha de pesquisa Trabalho e Gestão em Enfermagem e Saúde. Atua como enfermeira técnica-administrativa no Departamento de Enfermagem da UFSM.

Suzinara Beatriz Soares de Lima, Universidade Federal de Santa Maria

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (1992), Especialização em Administração dos Serviços de Enfermagem (1996) pela UNIFRA. Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e Doutorado na Escola de Enfermagem Anna Néry-Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Pós Doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina - Grupo GEPADES. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, no Curso de Enfermagem. Docente do PPGEnf/UFSM. Atualmente Vice-Diretora de Enfermagem do Hospital Universitário de Santa Maria/UFSM.

Thaís Dresch Eberhardt, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), membro do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação, Saúde e Enfermagem da UFSM - linha de pesquisa Gestão e Atenção em Saúde e Enfermagem.. Especialista em Acupuntura pela Faculdade de Tecnologia IBRATE e em Gerenciamento de Enfermagem em Clínica Médica e Cirúrgica, na modalidade de residência pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Graduada em Licenciatura e Bacharelado em Enfermagem pela UNIOESTE.

Marciane Kessler, Universidade Federal de Santa Maria

Mestranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) - RS. Especialização em Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família pelo Instituto Educacional Santa Catarina (CENSUPEG) (2014). Graduada Bacharel em Enfermagem com ênfase em Saúde Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) - SC (2013).

Graziele Gorete Portella da Fonseca, Universidade Federal de Santa Maria

Possui Graduação em Enfermagem Bacharelado pelo Centro Universitário Franciscano/UNIFRA (2010). Especialista em Enfermagem do Trabalho pela FACISA/CELER (2012) e Especialista em Gestão de Organização Pública em Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2013). Participa do Grupo de Pesquisa Trabalho, Saúde, Educação em Enfermagem, Linha de pesquisa Gestão e Gerenciamento em Enfermagem e Saúde - UFSM, Santa Maria, RS.

Luis Antonio Muller, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeiro graduado pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2002). Especialista em Urgência, Emergência e Trauma pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2004), Especialista em Cardiologia pelo Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul/Fundação Universitária de Cardiologia (2005) e Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2008). Mestrando do Programa de Pós Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa maria (PPGEnf/UFSM).

Downloads

Publicado

2016-07-09

Como Citar

Soares, R. S. de A., Lima, S. B. S. de, Eberhardt, T. D., Kessler, M., Fonseca, G. G. P. da, Saul, A. M. R., & Muller, L. A. (2016). PROTOCOLOS DE PREVENÇÃO E TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO BRASILEIRA. Saúde (Santa Maria), 63–72. https://doi.org/10.5902/2236583415240

Edição

Seção

Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)