O impacto da pandemia do covid-19 para a infância e a adolescência: uma Revisão Narrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583475358

Palavras-chave:

Saúde mental, COVID- 19, Estudantes, Pandemia

Resumo

A pandemia causada pelo coronavírus levou à ressignificação de muitas ações e à adaptação às diferentes formas de trabalhar, estudar, realizar os hábitos do dia a dia e de socializar. O objetivo desta revisão narrativa foi investigar o impacto da pandemia do COVID-19 na vida de crianças e adolescentes. Para definição da pergunta norteadora, foi utilizada a estratégia PICO, e após pesquisas em diferentes bases de dados nacionais e internacionais.
Foram selecionados 18 estudos dentro do tema central proposto que serão apresentados e discutidos por meio de unidades temáticas referentes às implicações da COVID-19 no estilo de vida, no processo de ensino e aprendizado e nas interações sociais. As mudanças que o cenário pandêmico causou no cotidiano dessas duas dimensões da vida fez com que tivessem que se adaptar e vivenciar novas rotinas. Esse tipo de mudança inesperada pode influenciar no desenvolvimento biopsicossocial dessa população.

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Biografia do Autor

Nathália Quaiatto Félix, Mestranda em Promoção da Saúde - UNISC

Licenciada em Ciências Biológicas, Mestranda em Promoção da Saúde - UNISC

Kamila Mohammad Kamal Mansour, Fisioterapeuta

Fisioterapeuta, Mestranda em Promoção da Saúde - UNISC

Edna Linhares Garcia, Psicóloga

Professora do Programa de pós-graudação em Promoção da Saúde - UNISC

Suzane Beatriz Frantz Krug, ENFERMEIRA UNISC

Professora do Programa de pós-graudação em Promoção da Saúde - UNISC

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Publicado

2024-07-10

Como Citar

Félix, N. Q., Mansour, K. M. K. ., Garcia, E. L., & Krug, . S. B. F. . (2024). O impacto da pandemia do covid-19 para a infância e a adolescência: uma Revisão Narrativa. Saúde (Santa Maria), 50(1), 1–13. https://doi.org/10.5902/2236583475358

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