Efeitos do conceito neuroevolutivo Bobath na habilidade motora de crianças com Paralisia Cerebral Espástica: estudo de casos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/2236583469631

Palavras-chave:

Fisioterapia, Paralisia cerebral, Distúrbios do neurodesenvolvimento, Criança

Resumo

Objetivo: Avaliar os efeitos de um tratamento com exercícios baseados no Conceito Neuroevolutivo Bobath na habilidade motora de crianças com Paralisia Cerebral Espástica. Métodos: Participaram do estudo três crianças com diagnóstico de Paralisia Cerebral, sendo elas dois meninos de 4 e 7 anos e um menina de 5 anos. Para avaliar os efeitos do Conceito Bobath na habilidade motora desses pacientes foi utilizada a avaliação GMFM-66, permitindo uma comparação de pré e pós-intervenção. Resultados: Ao fim do tratamento foi possível observar o aumento da pontuação da avaliação de pré-intervenção para a avaliação de pós-intervenção, demonstrando que houve melhora das habilidades motoras dos três pacientes participantes do estudo. Considerações Finais: Foi possível observar que a abordagem do Conceito Neuroevolutivo Bobath foi eficaz no tratamento de diferentes formas da Paralisia Cerebral Espástica, principalmente no ganho e desenvolvimento de habilidades motoras e na prevenção da instalação de padrões e posturas anormais em pacientes com níveis mais altos na GMFCS.

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Biografia do Autor

Ana Julia Taborda Machado, Centro Universitário Unifacear, Paraná, Brasil

Fisioterapeuta, formada no Centro Universitário Unifacear. Mestranda em Ciências da Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e bolsista CNPq. Formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath e no Protocolo PediaSuit. Atuação principal em Reabilitação Neurofuncional Infantil e Desenvolvimento Motor. Professora da disciplina de Anatomia e Preceptora de Estágio no Centro Universitário Unifacear.

Mariana Andrade da Silva, Centro Universitário Unifacear, Paraná, Brasil

Graduanda em Fisioterapia.

Marina Furman, Centro Universitário Unifacear, Paraná, Brasil

 Graduanda em Fisioterapia.

Tania Aparecida Barbosa Rzniski, Centro Universitário Unifacear

Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialista em Educação Especial(Puc-Pr) , deficiência física (UFPR) e Mestrado Profissional em Gestão Ambiental pela Universidade Positivo. Professora Adjunto da Universidade Positivo em Curitiba-Pr(2002-2015) Tem experiência na área de Fisioterapia em Neurofuncional, Pediatria, Materno Infantil,fisioterapia pélvica, educação especial e deficiência física, formação Método Cadeias Musculares/ GDS, Pilates e Reeducação Postural Global (RPG). Professora do curso técnico em Massoterapia da Escola Técnica Positivo(2015). Especialista em Gestão da Aprendizagem -Universidade Positivo. Especialista em Fisioterapia Pélvica internacional-uroginecologia e sexualidade funcional. Atualmente docente do curso de Fisioterapia do Centro Universitário Unifacear.

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Publicado

2025-07-23

Como Citar

Machado, A. J. T., Silva, M. A. da, Furman, M., & Barbosa Rzniski, T. A. (2025). Efeitos do conceito neuroevolutivo Bobath na habilidade motora de crianças com Paralisia Cerebral Espástica: estudo de casos. Saúde (Santa Maria), 51, e69631. https://doi.org/10.5902/2236583469631