Afeto, satisfação com a vida e ansiedade de escolares durante a pandemia do COVID-19
Resumo
Objetivo: analisar o afeto, a satisfação com a vida e a ansiedade de adolescentes escolares durante a pandemia do COVID-19 de uma escola estadual em um município do Paraná. Métodos: estudo transversal o qual participaram 27 adolescentes de ambos os sexos. Foi utilizado um questionário sociodemográfico, a Escala de Afeto, a Escala de Satisfação de Vida e a Escala de Ansiedade Manifesta para Crianças e Adolescentes. Os dados foram analisados pelos testes de Shapiro-Wilk, correlação de Pearson e t de student independente. Foi adotada a significância de p < 0,05. Resultados: o afeto positivo apresentou associação diretamente proporcional com a satisfação com a vida e inversamente proporcional com a ansiedade. O afeto negativo se associou positivamente com a ansiedade e negativamente com a satisfação com a vida. Os adolescentes entre 12 e 13 anos apresentaram maior satisfação com a vida e menor escore de ansiedade quando comparados com os adolescentes com mais de 13 anos. Os do ensino fundamental II apresentaram maior escore de satisfação com a vida. Os que reportaram usar medicamentos e não estarem dormindo bem apresentaram maior escore de afeto negativo. Os que reportaram estar dormindo bem apresentaram maior escore de satisfação com a vida. Os que se perceberam com saúde regular e que reportaram não estar dormindo bem apresentaram maior escore de ansiedade. Conclusão: diferentes fatores sociodemográficos parecem atuar como intervenientes na satisfação com a vida, ansiedade, afeto positivo e afeto negativo dos adolescentes durante a pandemia da COVID-19.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.