Satisfação e impacto do trabalho em serviços de saúde mental de um município de referência
Palavras-chave:
Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Serviços de Saúde Mental.Resumo
Objetivo: Avaliar a satisfação e o impacto do trabalho de profissionais em equipes de saúde mental. Métodos: Estudo descritivo, com delineamento transversal e abordagem quantitativa. Realizado na cidade de Iguatu-Ceará, nos três Centros de Atenção Psicossocial do município. Participaram do estudo 41 profissionais. Foi utilizado para coleta dos dados a Escala de Avaliação da Satisfação da Equipe em Serviços de Saúde Mental e a Escala de Avaliação do Impacto do Trabalho em Serviços de Saúde Mental. Os dados foram compilados, adotando-se o software Excel 2010 for Windows e analisados através do Statistical Package for the Social Sciences 23, tomando por base as variáveis numéricas e nominais. Resultados: Verificou-se que o escore médio de sobrecarga do trabalho dos profissionais foi 2,01, podendo-se inferir média de profissionais com baixa sobrecarga de trabalho. A Escala de Satisfação resultou em satisfação entre “indiferente” e “satisfeito”, com escore global médio de 3,18. Considerações Finais: Os achados revelam baixos índices de sobrecarga no trabalho, que indicam condições favoráveis a prestação do serviço dos profissionais de equipes de saúde mental.
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