Ocorrência de toxoplasmose recente em gestantes: importância da correta interpretação dos testes sorológicos
DOI:
https://doi.org/10.5902/223658346437Resumo
Tendo em vista a gravidade da primo - infecção por Toxoplasma gondii durante a gestação, é de grande valor o conhecimento do perfil sorológico apresentado pelas gestantes no início da gravidez. Avaliando os índices de anticorpos IgC e IgM presentes no soro de gestantes sensibilizadas, foi possível estimar a frequência com que encontramos pacientes apresentando possível fase aguda da doença. Métodos: A população estudada foi composta por gestantes atendidas no ambulatório de pré-natal do HUSM. Foram analisados os resultados registrados em prontuários médicos das gestantes que apresentam sorologia sugestiva de toxoplasmose aguda. A prevalência sorológica de Toxoplasmose aguda nas gestantes estudadas foi de 2,37%. Foi realizado acompanhamento sorológico para análise dos títulos de anticorpos IgC e IgM, sendo que a maior parte das gestantes manteve os níveis de anticorpos determinados na primeira amostra analisada. A maioria das gestantes estudadas realizaram a primeira pesquisa sorológica para determinação de anticorpos anti- T. gondii entre os dois primeiros trimestres de gestação. Conclusão: A soroprevalência de toxoplasmose aguda nas gestantes estudadas encontra-se dentro das estimativas citadas na literatura. Através do levantamento da idade gestacional em que estas pacientes realizaram os testes sorológicos, foi detectada a importância da solicitação do teste de gravidez de IgC parar excluir a possibilidade da fase aguda da doençano início da gestação.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direito autoral (Copyright): todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.
A Declaração de Direito Autoral e os itens a serem observados podem ser visualizados abaixo:
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional (CC BY-NC-ND 4.0) https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/deed.pt_BR/.